Vacinação está dividida em duas etapas e será realizada até o dia 20 de maio.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto iniciará neste sábado (30) a Campanha de Vacinação contra a gripe influenza (H1N1 e outros). A vacina, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a segmentos da população identificados como grupos de risco, que podem apresentar maior possibilidade de complicações em decorrência do vírus. Estes grupos são crianças entre 6 meses até menores de 5 anos de idade; mulheres gestantes e puérperas; idosos com mais de 60 anos; além de pessoas com doenças crônicas, como doenças do coração, diabetes e doenças respiratórias e trabalhadores de saúde.
Houve uma antecipação na campanha de vacinação neste ano, porém a situação em Pereira Barreto não é de surto ou de epidemia. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde com Equipe Saúde da Família de Pereira Barreto, nos horários normais de funcionamentos das UBS, ou seja, das 7h às 17h.
Este ano a campanha está dividida em duas etapas:
– 1ª Etapa – a partir de sábado (30 de abril)
Serão vacinados as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, os indígenas, as gestantes, as puérperas e os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde;
– 2ª Etapa – a partir de 9 de maio
Pessoas com comorbidades e os outros profissionais de saúde.
As pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.
Além do vírus A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus, o tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.
Todos os trabalhadores de saúde dos hospitais públicos e privados, bem como os serviços de urgência, também serão vacinados, situação que ajuda a proteger a população e a diminuir a circulação do vírus.
As pessoas com doenças crônicas devem procurar a UBS em que está cadastrado. Caso o acompanhamento seja realizado em serviço privado para receber a vacinação deverá apresentar receita médica.
Além da vacinação, há uma série de medidas de proteção que todas as pessoas classificadas nos grupos de risco ou não devem observar para proteger sua saúde e dos demais, e estão relacionadas ao cuidado pessoal e de ambiente. Entre elas, destacam-se:
– Lave as mãos frequentemente, com água e sabonete, principalmente antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz. Da mesma maneira, após tossir, espirrar, assoar o nariz ou usar o banheiro.
– Evite tocar nariz, boca e olhos após ter contato com superfícies com maior risco de contaminação, tais como: corrimões, superfícies de ônibus, trincos de portas, telefones, teclados de computadores etc., pois o vírus da Influenza penetra e infecta o organismo pelas vias respiratórias.
– Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa do que fazê-lo com as mãos.
– Evite compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, canetas, brinquedos, celulares, maquiagem, batom, etc.
– Evite frequentar ambientes públicos, como shoppings, cinemas, igrejas, feiras, supermercados por pelo menos sete dias após os sintomas de gripe.
– Procure um serviço de saúde, se você apresentar sintomas de gripe, com febre súbita e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta.