Alunos das Creches e Cemeis de Pereira Barreto participam do “Projeto Mundo da Leitura”

Uma parceria entre a concessionária de energia Tijoá e a empresa Evoluir distribuiu baús com livros aos alunos de Creches e Cemeis de Pereira Barreto

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a Empresa Evoluir com o patrocínio da concessionária de energia elétrica Tijoá, promoveu a 2ª edição do “Projeto Mundo da Leitura” para alunos, professores e gestores de cinco Creches e Cemeis do município. A entrega dos baús com livros aconteceu nesta terça-feira (05) na Cemei Professora Edith Barbosa Vasconcellos. Além dessa, também foram contempladas as unidades escolares: Creche Sossego da Mamãe, Creche Professora Rose Fachini, Creche Margareth Alves M. Ferreira e Cemei Milhem Carlos Farhat.

O projeto da Evoluir, inclui a doação de 50 diferentes obras literárias infanto-juvenis, incluindo títulos da Editora Evoluir e de diferentes editoras, totalizando 100 livros para cada unidade escolar, além da capacitação aos professores em atividades pedagógicas relacionadas ao incentivo à leitura.  “Ao mesmo tempo em que estimula o hábito da leitura entre a criançada, o Mundo da Leitura amplia o acervo das escolas sobre temas fundamentais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como consumo consciente, sustentabilidade e qualidade de vida”, explica Francis Dias, coordenador do projeto na Evoluir. “Também vamos falar de bullying, inclusão e meio ambiente, trazendo inclusive a questão das fontes de energia do planeta e das brincadeiras seguras, longe da rede de energia elétrica”, acrescenta.

Os dados da Tijoá mostram que essa é uma orientação importante para evitar acidentes com os pequenos. Francis destaca ainda que as atividades propostas no Mundo da Leitura contribuem para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências relacionadas à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. “O intuito é colaborar para promover o domínio de questões como a oralidade e a interpretação de textos, estimulando igualmente a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos das crianças e adolescentes”, diz. “São aprendizados que levarão para a vida e que, ao lado do conteúdo de valor transmitido, certamente enriquecerão sua formação cidadã”.

A Tijoá, representada por Alessandro Bom Dia, como patrocinadora da iniciativa, acredita na importância da leitura na educação infantil. Para os representantes da empresa, fazer parte do Projeto Mundo da Leitura em Pereira Barreto é uma forma de estimular esse hábito e contribuir para a formação de futuros cidadãos da região. A realização do Projeto Mundo da Leitura 2ª edição em Pereira Barreto prevê ainda eventos de contação de histórias e a disponibilização de vídeos que podem ser usados em sala de aula. Para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência visual e no auxílio de pessoas com deficiência intelectual ou dislexia, alguns livros do acervo doado possuem audiodescrição.

O projeto vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos.