Secretaria de Educação promoveu formação aos gestores e professores da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na última sexta-feira (08) a a Formação de Implantação do Material Presencial pelo Sistema FTD de Ensino que havia sido adiada por conta da pandemia. Para os professores do ensino infantil  a formação aconteceu no Centro de Formação e para os professores do ensino fundamental no anfiteatro da EMEB. Com. Hirayuki Enomoto. Todos reunidos para implementação da sua prática pedagógica e o aprofundamento dos conteúdos   propostos no material onde todos professores conheceram mais profundamente o material e sua utilização.

A oficina  foi realizada realizada pela formadora Profª Me. Patricia R. M. Manzoli e o Profº Marcio Rogerio Martins. Os profissionais vieram para enriquecer a proposta da Secretaria Municipal de Educação de promover uma educação de qualidade e equidade e  ainda apoiar a escola  no  processo de formação continuada implementando a eficiência e eficácia das metodologias já utilizadas.

Os materiais são elaborados seguindo uma sequência lógica de conteúdos que respeitam a faixa etária. Buscam integrar conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais com o objetivo de estabelecer um processo dinâmico e coerente para o estudante.

O Trilhas Sistema de Ensino tem o propósito de atender a essas necessidades ao mesmo tempo que desenvolve um trabalho consistente dos conhecimentos teóricos. O objetivo é formar indivíduos atuantes na sociedade em que vivem, e para isso  é importante o trabalho com conteúdos que estimulem a reflexão crítica e uma formação baseada em valores.

O material da educação infantil  é composto por   apostilas , diário escolar , livro da família, manual e  Livro Hora de cantar e recitar, cartazes, Livro de Alfabetização* e 2 Literaturas por ano. O sistema apostilado SIM/FTD do ensino fundamental  oferece aos alunos um conjunto de materiais didáticos, contendo quatro livros de conteúdos bimestrais, um livro de conteúdos anuais – de Arte e de Inglês, quatro livros de literatura que integram o projeto de leitura, uma agenda anual, um livro de educação financeira, um livro de riqueza cultural brasileira, um livro de atividades de resultado.

Os professores recebem um conjunto similar ao dos alunos, porém com os livros e manuais do professor, inclusive de Educação Física, para que possam estudar e planejar as aulas de forma dinâmica e organizada. Além dos materiais didáticos, o sistema SIM/FTD oferecem também Consultoria Educacional, Avaliação Educacional, Formação Continuada, Eventos Formativos e o Ambiente Digital Iônica.

Os materiais servem de apoio ao processo de ensino aprendizagem, que precisa ocorrer de forma significativa, por meio de metodologias ativas. No entanto, é importante que haja parceria entre a escola e a família, e esses conhecimentos sejam reforçados em casa, através da realização das tarefas e do diálogo da família com a criança sobre o que ela aprendeu na escola.

Sabe-se que o ensino aprendizagem ocorre em dois momentos, no ensinar, que é uma situação didático-metodológica, onde é importante que ocorra de forma significativa para a criança e no aprender, que é uma situação neurológica, onde espera-se que esse conhecimento seja transportado da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, consolidando assim o aprendizado, enquanto a criança dorme. Portanto, além dos conhecimentos, adquiridos na escola, é importante que haja o reforço de tais conhecimentos em casa, além de uma rotina de hábitos saudáveis, como alimentação, brincadeiras e sono adequado, entre outras pequenas tarefas em que a criança é capaz de desenvolver de acordo com sua faixa etária.

O material  da Editora FTD é utilizado desde 2020 pelos alunos de 4 a 10 anos e a partir de 2022 implantamos também para os alunos de 2 e 3 anos, pensando no desenvolvimento das crianças,  ampliando a compreensão do mundo e promovendo sua formação pessoal e social, por meio do desenvolvimento da sua identidade  e autonomia.