Destaque nacional: Pereira Barreto recebe jornalista da Revista Época para reportagem sobre a Educação

Flávia Oshima, editora de comportamento e educação do periódico, esteve em Pereira Barreto na última semana conhecendo o sistema municipal de ensino.

Flávia Oshima, a segunda da esquerda para a direita, veio conhecer a estrutura do sistema de Educação de Pereira BarretoPremiada, elogiada, exemplo para outros municípios, agora a Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Pereira Barreto será destaque também na mídia nacional. A jornalista Flávia Yuri Oshima, Editora de Comportamento e Educação e colunista da Revista Época, uma das mais conceituadas publicações do Brasil e integrante do Grupo Globo de Comunicação, esteve no município na última quinta e sexta-feira (23 e 24) para acompanhar de perto como funciona um dos melhores modelos educacionais do Brasil atualmente.

Acompanhada da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, Flávia Oshima percorreu algumas unidades de ensino de Pereira Barreto e conheceu de perto o trabalho realizado nas EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”, “Prof.ª. Celda Mello de Oliveira” e “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues”, bem como a estrutura, dialogou com diretores, coordenadores, professores e alunos das unidades, em um bate-papo bem descontraído.

A jornalista destacou que o interesse em visitar Pereira Barreto originou-se justamente dos grandes resultados que a Administração Municipal vem conquistando na Educação, especialmente em uma premiação do Instituto Ayrton Senna, ocasião em que o município foi congratulado: “conheci o trabalho realizado aqui, na premiação do Instituto Ayrton Senna, e o que me chamou a atenção foi que os indicadores da Educação em Pereira Barreto estavam muito acima não só de outros municípios do Brasil, como dos próprios municípios que lá estavam sendo premiados. Decidi então conhecer in-loco esse trabalho, e o que foi feito para atingir tais resultados. A Educação no Brasil não é como queremos e idealizamos para o nosso país, pelas dificuldades financeiras ou técnicas que os municípios atravessam. Por isso a necessidade de ir até um município em que as boas práticas em relação às políticas educacionais se mostraram eficientes e mostrar como esse trabalho pode ser um exemplo para os outros” ressaltou Flávia.

Um fator que pode explicar um pouco o sucesso do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal a frente da Educação, é a capacidade das equipes envolvidas em todo o processo, como enfatizou Flávia Oshima: “é muito interessante ver como o fator humano é fundamental aqui em Pereira Barreto. Notamos como as equipes são dedicadas, envolvidas e preocupadas com a qualidade do ensino, algo legítimo, tanto que os professores não estão somente interessados em aplicarem o conteúdo do material didático do Sistema Anglo de Ensino, mas sim, também, compreenderem o método de ensino. O resultado disso está na sala de aula, crianças animadas, com liberdade para se expressar, disciplinadas, algo conservador, mas no sentido bom, pois mais a frente, poderemos ver que esse método traz um reflexo estruturante” destacou  a jornalista.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, destacou a presença de Flávia Oshima em Pereira Barreto: “é muito importante para nós recebermos uma jornalista tão importante como a Flávia, de uma revista tão conceituada como é a Revista Época. Isso só coroa ainda mais nosso trabalho e mostra como estamos conquistando muito a frente da Educação e sendo reconhecidos por isso. Sempre agradeço a nossa equipe gestora, aos nossos professores, funcionários, alunos e pais, que confiam no nosso trabalho e principalmente ao prefeito Arnaldo que vislumbrou desde o começo toda essa mudança” ressaltou a Secretária. “Pereira Barreto está de parabéns por tudo que tem feito na Educação. Não pude conhecer o Prefeito, mas somente pelo que vi aqui, é possível notar sua preocupação com essa área. O trabalho da Secretária Marialba que é louvável, o engajo dos professores no ensino, no trato com os alunos. Com toda a certeza, foi muito bom ter saído de São Paulo, pego um avião, vir para Araçatuba, para finalmente chegar aqui em Pereira Barreto e encontrar tudo isso. Que as próximas gestões deem continuidade nisso que está sendo feito, pois com certeza, Pereira Barreto hoje é um exemplo na Educação para o Brasil” elogiou Flávia Oshima.

Nas próximas semanas, a Revista Época trará a reportagem especial sobre a Educação de Pereira Barreto. Para conhecer mais sobre a revista e acompanhar a coluna de Flávia Oshima, confira o link: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/Flavia-Yuri-Oshima/