SAAE celebra o Dia Mundial da Água em parceria com à Educação através de material que enfatiza a importância da preservação dos recursos hídricos

Dia Mundial da Água é celebrado nesta segunda-feira.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Estância Turística de Pereira Barreto destaca a importância da preservação dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira, dia 22 de Março. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na última semana, durante a distribuição do kit merenda aos alunos da Rede Municipal de Ensino, também foram distribuídos jornais com informações relevantes a preservação dos recursos hídricos, dicas de como economizar água, dentre outros.

A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda, é fundamental para a produção de alimentos. É importante destacar que o ser humano é formado em grande parte por água, cerca de 70% do corpo.

Hoje, sabe-se que a superfície terrestre é formada por aproximadamente 70% de água. Porém grande parte desta água é salgada, são águas de mares e oceanos, cerca de 97%, restando cerca de 3% de água doce, que estão nos rios, lagos, aquíferos e nas calotas polares, onde apenas 0,01% está disponível para consumo.

A água, portanto, faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir do ano de 2025.

O uso racional e sustentável dos recursos hídricos, como o racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, dentre outros, preservação das águas e não atirar lixo nos rios, mares e oceanos, e melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos, como a inserção de políticas públicas.

A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros. A situação parece contraditória, tendo em conta que todos aprendemos que a maior parte do planeta Terra é constituído de água, 75%.

Entretanto, o que as pessoas precisam realmente saber é que mais de 97% dessa água não pode ser consumida e nem utilizada em limpezas e higiene pessoal, por exemplo. Isso porque ela é salgada. Da água doce que sobra, a grande parte está congelada e outra parte substancial está no subsolo.

Quanto mais pessoas, maior o consumo de água. Desta forma, daqui a alguns anos, e com o aumento da população, se nada for feito, teremo uma crise hídrica grave. Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.

Para que a água não falte, é preciso usá-la na medida certa. Precisamos conscientizar as pessoas que apesar da quantidade de água existente no planeta, nem toda pode ser consumida. Por isso, a água deve ser vista como um bem que precisa ser preservado. Seu uso deve ser racional, você pode economizar a água com pequenas atitudes, então vamos fazer nossa parte, se soubermos usar, não vai faltar para gerações futuras.