Dentro do projeto são desenvolvidas diversas oficinas que levam para os envolvidos o aprendizagem.
O município de Pereira Barreto oferece vários projetos destinados para crianças, jovens e adultos. Dentre eles está o “Projeto de Bem com a Vida I”, que consiste em oferecer ações complementares á escola onde os alunos freqüentam em horário contra turno das aulas regulares as oficinas.
Dentro do projeto são desenvolvidas ações socioeducativas visando à inclusão social, o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes valorizando a autoestima através de atividades artísticas, de convivência social, comunicação, interação, decisão coletiva e cuidado com o meio ambiente. O “Projeto de Bem com a Vida I” tem como prioridade o atendimento aos alunos da Emeb Profª Maria Elza de Aguiar Domingues.
O projeto e coordenado pela Profª Soraya Miguel Kassim, e atualmente atende 225 alunos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, com as oficinas de dança (monitora Caroline), teclado (monitora Taina), pintura em tecidos (monitora Zenaide), pintura em Tela (monitora Alvina), biscuit, bordado (monitora Zilda) e canteiro de mudas (monitor Weverson).
Segundo a Srª Marilúcia dos Santos, mãe do aluno Higor dos Santos Coqueiro da Silva relatou da importância do projeto para o desenvolvimento da criança. “Ele não fica mais na rua, ocupa o tempo na oficina do projeto, melhorou a sua capacidade de aprender e também a sua coordenação motora, esta mais obediente”, finalizou Marilúcia.
Aos sábados acontecem às oficinas de viola e violão, disponibilizadas também para os adultos. A Prefeitura pensando em atender esta faixa etária, disponibilizou para a população o “Programa de Iniciação Musical” com a coordenação do maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos. As aulas acontecem das 09h às 10h e das 14h às 18h, com os monitores Renato Giovanini, Marcelo Carreira e Luiz França Neto.
A Secretária de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro ressaltou: “Estas oficinas surgem para o adulto como alternativa estimulante e economicamente acessível de aprendizado, aproveitando a perseverança, paciência, bom senso e capacidade de concentração do adulto. Tornando o ensino mais profundo e eficiente com a participação das crianças que possuem enorme potencial para adquirir novos e complexos hábitos, informações, ritmos, e gestos”.
As oficinas acontecem no prédio do “Projeto de Bem com a Vida I”, sito na Rua Guanabara nº 3168, Jardim Oitis. Os interessados em participar podem comparecer munidos de documento de identidade para efetuar a inscrição. Informações no telefone 3746-0242.
Oficina de teclado.
Crianças na oficina de canteiro de mudas acompanhadas do monitor.
Assessoria de Imprensa