Dados têm a finalidade de apontar problemas identificados pelos usuários e saná-los.
Em cumprimento à Lei Municipal N° 3.955 de 13 de Maio de 2011, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto divulgou os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados nas unidades básicas de saúde no período de Janeiro à Novembro de 2012. Todas as sete UBS da cidade foram pesquisadas.
Cada UBS conta um questionário relativo a si mesma, ou seja, avalia especificamente aquela UBS em que o usuário se encontra, e mais profundamente, qual o itinerário que o paciente faz pela UBS. Dessa forma, o usuário tem a oportunidade de apontar com precisão qual o seu grau de satisfação, por exemplo, em relação aos médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares que realizaram seu atendimento, a orientação recebida na recepção da UBS, se a farmácia foi clara nas instruções de uso de medicamentos, a estrutura da UBS em fim, além de outra série de itens.
Os questionários são avaliados pelo conselho local de saúde junto a equipe de saúde das unidades e acompanhados pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Saúde. A Secretária municipal de saúde, Carmem Silvia Guariente Paiva, destaca a importância dos usuários responderem o questionário: “o preenchimento da avalição é fundamental para identificarmos problemas inerentes que são perceptíveis somente à quem utiliza os serviços das UBS, para nós gestores, infelizmente não conseguimos ter essa visão aprofundada dos problemas, algumas vezes são pequenos problemas, que podem ser rapidamente resolvidos, são detalhes que podem fazer a diferença. Cada um com a sua opinião consegue passar essas informações para que sejam levadas em conta e assim traçarmos um plano para solucionar os problemas apontados e direcionar o nosso trabalho melhor.” enfatizou a secretária.
Os resultados estão apresentados nos gráficos abaixo. O grau de satisfação foi medido de 0 a 3, onde os valores querem dizer: 0 a pesquisa não foi realizada no mês, 1 que a UBS foi classificada como Não Satisfatório, 2 a UBS foi classificada como Parcialmente Satisfatória e 3 significa Satisfatório. Os meses estão representados pelas barras verticais. A não realização da pesquisa em alguns meses se deve à períodos de avaliação externa e testes de adequação, o que inviabilizava a realização da pesquisa.
Representação gráfica dos resultados.