Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório está sendo realizada no município

No período de 04 a 17 de março, todas as pessoas acima de 15 anos serão interrogadas sobre a presença de tosse e sua duração

 

Tuberculose tosse A partir desta segunda-feira (04), até o próximo dia 17 de março, a Prefeitura estará realizando, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório no município. O objetivo da Campanha é a descoberta precoce de casos de tuberculose.

 

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nesse período serão interrogadas ativamente pessoas acima de 15 anos de idade sobre a presença de tosse e sua duração para descobrir mais precocemente os casos ao invés de aguardar passivelmente que o doente procure atendimento, reduzindo a transmissão e evitando mortes.

 

A Secretaria de Saúde tem como estratégia operacional interrogar sobre a presença e duração da tosse a clientela de saúde, independente do motivo da procura, orientar os Sintomáticos Respiratórios para a coleta do exame, orientar sobre a coleta, colher uma amostra de escarro, no momento da identificação, e ainda serão locais estratégicos para intensificação: os domicílios, feita pelos ACS; as Unidades de Saúde, na população que demanda o serviço, no sistema prisional (delegacia); e no Asilo São Vicente de Paula.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É umaCampanha de Tuberculosa doença contagiosa, o micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões que é transmitido pelo ar. Quer dizer, que passa de uma pessoa para outra e que atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O principal sintoma da doença é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de antibióticos por cerca de seis meses.

 

A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da TB. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão.

 

A melhor maneira de se prevenir da doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

 

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

 

Segundo a Secretária de Saúde Carmem Silvia G. Paiva, “é indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer”, concluiu a secretária de saúde.

 

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente que são distribuídos na Unidade Básica de Saúde, “Dr. Dermival Franceschi”, localizada no Posto de Saúde. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente.

Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório

Campanha de Intensificação de Busca Ativa

de Sintomático Respiratório

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]