A vacina protege contra os vírus da Influenza que estão circulando no país e podem mudar a cada ano. A “influenza” é o nome científico do vírus da gripe
A partir desta segunda-feira (15), a Campanha da vacinação contra a gripe está sendo desenvolvida no município sendo o dia “D” no sábado (20). Neste primeiro momento vai atender os idosos acima de 60 anos e crianças de 6 a 23 meses e 29 dias, ou seja, crianças com menos de 2 anos completos, trabalhadores da saúde e população prisional. Estudos indicam que esses grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de terem complicações em decorrência da gripe, como uma pneumonia, e virem e morrerem pela doença.
A campanha tem previsão de encerramento no dia 26 de Abril, mas a exemplo dos anos anteriores, se estenderá até o termino das vacinas. Será permitido que os portadores de doenças crônicas, se vacinem também, basta apresentarem receita médica comprovando a doença. As pessoas que receberam a vacina no ano passado deverão este ano, novamente toma-la, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina, pelo fato da sua composição ser feita conforme os vírus que circularam no ano anterior.