Leite Materno é muito importante para o desenvolvimento do bebê.
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado no dia 1º de outubro. A data tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno, especialmente a doação de leite humano. A doação de leite materno permite atender os bebês clinicamente impossibilitados de serem amamentados diretamente ao peito. A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil.
A campanha do Dia Nacional de Doação de Leite Humano visa estimular as mamães saudáveis a doar o excesso de leite do peito e orienta sobre a técnica para a retirada do leite, os cuidados a serem tomados na hora de armazenar o produto, as formas de conservação e suas validades.
Não há mistério para fazer doação, toda mulher saudável com excesso de leite pode doar. Sendo apta à doação, a lactante deve entrar em contato com o banco de leite humano de sua cidade.
O leite humano pasteurizado no Brasil é seguro e atende prioritariamente os recém-nascidos prematuros ou os que, por algum motivo, necessitam de internação em unidades neonatais.
Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, antes de ser doado, o leite materno passa por uma seleção rigorosa para depois ser pasteurizado e armazenado em condições corretas de higienização e acondicionamento, o que assegura a qualidade do produto e evita a transmissão de doenças.