Audiência acontece na cidade de Andradina e busca assegurar a construção de um trecho da estrada de ferro na região Noroeste do Estado de São Paulo.
A Associação de Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo – AMENSP- aprovou em sua penúltima reunião, a convocação de uma Audiência Pública para mostrar uma avaliação técnica sobre a viabilidade da construção de um trecho da Ferrovia Norte Sul na região. O trecho ligaria Estrela D’Oeste a Panorama, cortando alguns municípios da região como Pereira Barreto, Sud Mennucci, Ilha Solteira, Itapura e Castilho, com destino a Dourados.
A princípio, a avaliação da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte Sul, mostra que a melhor alternativa é mesmo a que liga Estrela D’Oeste a Panorama. Uma certa resistência está sendo criada no Mato Grosso do Sul, onde alguns municípios daquele estado defendem que a ferrovia saia de Estrela D’Oeste entrando diretamente no Mato Grosso do Sul, o que beneficiaria cidades como Três Lagoas, Nova Andradina e Aparecida do Taboado, e não mais as cidades da região Noroeste de São Paulo.
A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Andradina, no dia 25 de Novembro às 9h, e contará com a participação de representantes da VALEC, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística). Toda população está convidada a participar desse importante encontro.