Um dia de espera é tempo demais
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, pede que os moradores da cidade fiquem atentos aos primeiros sintomas da Covid-19. Caso você ou alguém da sua família esteja em estado febril, tosse seca, cansaço, entre outros tipos de sintomas, procure uma das tendas imediatamente, para o atendimento contra o novo Coronavírus.
A equipe da linha de frente identificou que muitas pessoas, principalmente os idosos, estão demorando para procurar o atendimento. Segundo o médico intensivista, Dr. Igor Pereira, que está na linha de frente na ala Covid da Santa Casa local, as pessoas estão esperando muito tempo para procurar o atendimento. “Infelizmente tenho acompanhado vários casos de pessoas que aguardam em casa até uma semana, para somente depois procurar o atendimento em uma de nossas tendas, isso é muito tempo. Alguns até relatam que tem medo de não estar positivado e se contaminar em um desses locais, mais é muito importante ressaltar que há todo um protocolo para que não haja propagação do vírus, a Saúde tem todo cuidado quanto a isso”, ressaltou Dr. Igor.
Todo o protocolo adotado pela Saúde nas tendas, envolve o distanciamento social, disponibilização do álcool em gel e o uso obrigatório de máscara, e toda semana é feita a higienização dos pontos que atendem os pacientes. Por isso o recomendado é que você não espere e vá ao médico o mais rápido possível ao sentir os primeiros sintomas da Covid-19.
Confira como se prevenir da doença:
– Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use álcool gel 70%;
– Use máscara;
– Evite aglomeração;
– Caso tenha que ir a locais públicos, mantenha uma distância segura de outras pessoas.
Fiquem atentos a esses sinais:
– Febre;
– Tosse;
– Falta de ar;
– Dificuldades respiratórias.
Sempre mantendo a transparência com a população, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto também recomenda o acesso diário do portal de informações do Coronavírus. O site é atualizado todos os dias com o número de casos confirmados, descartados, suspeitos e óbitos.
Um dia de espera é tempo demais. Previna-se!