Prefeito Joãozinho faz entrega oficial do prédio para atividades do Centro Sociocultural Facmol

A AERFAC – Associação Educacional e Recreativa Facmol, está oficialmente de casa nova. Durante uma cerimonia, realizada na noite desta terça-feira (26), o Prefeito de Pereira Barreto, João de Altayr Domingues, fez a entrega da chave ao presidente da AERFAC, Valmir Rodrigues de Oliveira, do novo espaço que irá abrigar todas as atividades realizadas pela associação. Durante o evento, voltado para alguns convidados devido a pandemia do coronavírus, os presentes se emocionaram com as apresentações dos alunos das oficinas de música desenvolvidas pela AERFAC.

A recepção foi feita ao som da Orquestra Popular Caipira, criada há cerca de 10 anos. Também se apresentaram a Facmol Kids, o Grupo de Catira e a responsável pelo início de todo projeto que tem 29 anos história: a Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão. As novas instalações da AERFAC ficam na Avenida Jonas Alves de Mello, em um terreno da prefeitura. O local foi feito pelo Proença Supermercados como uma das contrapartidas firmadas para a doação do terreno municipal, onde foi construído seu novo estabelecimento. Para ocupar o espaço a associação participou de uma licitação, quando ganhou a concessão de uso.

O maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, regente e criador da Facmol, agradeceu a parceria dos poderes públicos e privados que tornam possível a execução do projeto. Joãozinho ressaltou a importância da Facmol para o município que leva sempre o nome da cidade por onde passa. “É sem dúvida uma referência muito boa para nosso município”. O evento contou ainda com a presença de Fernando Lopes, representando o Proença Supermercados, do representante da Tijoá Energia, Alessandro Justiniano Bomdia e da representante da Usina Santa Adélia, Ana Dulce de Souza Nunes.

A Câmara Municipal de Pereira Barreto esteve representada pelo presidente Silvio Nogueira do Nascimento e pelos vereadores Nilson Alves dos Santos, Walter Campos, Virgílio Trentim, Luiz Antônio Arantes Garcia e Gilberto Marques.

História da AERFAC

A AERFAC – Associação Educacional e Recreativa Facmol foi formalizada no ano de 2000 com o objetivo de institucionalizar uma ação cultural na área do ensino e execução musical que há existia no município de Pereira Barreto desde 1992. Naquele ano, um grupo de jovens fundou a Fanfarra Celda Mello Oliveira, a Facmol, um grupo instrumental que obteve reconhecimento em todo o Estado de São Paulo e país, com desdobramentos para ações de fomento à cultura, atividades de educação informal e de assistência social no município de Pereira Barreto.

Ao longo dos mais de 29 anos de história, a AERFAC tem desenvolvido diversas ações na área do ensino e execução instrumental musical e de assistência social no município de Pereira Barreto e região, tornando-se referência na promoção de ações para o desenvolvimento da cidadania e usufruto pleno dos direitos humanos, sobretudo no que concerne ao direito à cultura e à educação.