Jazz Big Band será uma das atrações do 16º Festival de MPB de Pereira Barreto

Banda se apresentará no último dia de festival, dia 9 de Maio, no Espaço Multieventos.

A Organização do 16º Festival de MPB da Estância Turística de Pereira Barreto definiu nesta semana mais uma atração para encerrar as noites do evento. Depois de anunciar “A Banda Mais Bonita da Cidade”, com apresentação marcada para o dia 7 de Maio, primeiro dia de festival, a organização fechou mais um grande show, dessa vez para encerrar o evento no dia 9 de Maio no Espaço Multieventos, a Jazz Big Band.

A Jazz Big Band foi fundada em 1989 por Luiz Arruda Paes. Primeiro maestro da televisão brasileira, co-fundador da Jazz Sinfônica de São Paulo e um dos mais atuantes arranjadores dos anos 50, 60 e 70, vivia em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Já distante das grandes produções em estúdio e rejeitador de carreira internacional devido ao medo de avião, reunia músicos na própria casa, onde, por lazer, ensaiava e trabalhava em novas composições.

A partir desses encontros, surgiu a ideia de organizar um concerto, no formato big band (sem violinos, com ênfase em metais de sopro), tendo o recém-inaugurado teatro do SESC Santos como palco. Na década de 90, até o falecimento de Arruda Paes em 1999, foram realizadas poucas exibições públicas, principalmente pela falta de apoio cultural. No entanto, os mais de 600 arranjos que deixou, hoje sob os cuidados da Associação dos Artistas, motivaram os demais músicos a retomar aquelas relíquias a fim de celebrar junto ao público a memória e o talento de um dos principais maestros da história do país.

Como Jazz Big Band, passou a percorrer outros estados, conquistando o reconhecimento de diferentes plateias e incorporando ao leque de eventos o espetáculo Sinatra – O Homem e a Música, em homenagem ao cantor norte-americano considerado o mais importante intérprete do século XX. Casas como Citybank Hall e Maksoud Plaza abrigaram algumas das exibições.

Também, a partir daí, bailes em tom dinâmico e moderno, em formaturas e eventos empresariais, passaram a ser marca registrada.

Em ascensão, sob a batuta do maestro Mário Tirolli, vieram as performances ao lado de artistas renomados da música brasileira. O primeiro foi Cesar Camargo Mariano e, em seguida, o saudoso Zé Rodrix, que expressou satisfação com a nova experiência musical. “Até aqui, só havia feito apresentações. Hoje fizemos um show”.

Por fim, essa expansão de estilos abrangidos exigiu nova intitulação do grupo, que já não estava limitado apenas ao jazz. O nome passou a ser Jazz Big Band. A escolha ocorreu em referência à execução mais aclamada pelo público nos shows, Pop’s III, um pot-pourri de clássicos da música instrumental com arranjo vibrante composto por Arruda Paes. Atualmente, são 22 músicos, entre saxofones, trompetes, trombones, contrabaixo, bateria, piano, guitarra e tímpano, além de vocalistas.

Agora a Jazz Big Band promete fazer um memorável show em Pereira Barreto, fechando mais uma edição do Festival de MPB, que tem início no dia 7 de Maio.