Nesta quinta-feira, várias atividades com os alunos da EMEB “Celda Mello de Oliveira” foram desenvolvidas.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na manhã desta quarta-feira (01)a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na Casa da Cultura “Maestro Custódio Moreira”.
A abertura da Conferência contou com apresentações da Fanfarra “Arco-Íris” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que encantou o público presente. A palestrante Adriana Aparecida dos Santos, assistente social da Prefeitura de Londrina no Paraná, explanou sobre a importância do debate do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nesta quinta-feira, os alunos da EMEB “Celda Mello de Oliveira” participaram de atividades lúdicas sobre os direitos da criança e do adolescente.
O tema desta conferência foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes e garante que todos, independentemente de cor, etnia, sexo e classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e serem adultos saudáveis, garantindo aos mesmos que sejam tratados como sujeitos de direito, pessoas em condições peculiares de desenvolvimento e que tenham prioridade absoluta.
Mesmo com a lei garantida, tendo a participação popular como um dos maiores progressos, muito ainda há que se conquistar principalmente na conscientização sobre a importância do mesmo.