Além das duas gotinhas contra a paralisia infantil haverá também a vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba.
Neste ano a campanha de vacinação contra a poliomielite terá uma novidade, na primeira etapa que acontecerá no próximo sábado (18), além das duas gotinhas contra a paralisia infantil haverá também a vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba. Isso acontecerá pelo fato de que em vários países estão tendo casos de sarampo e a transmissão pode chegar ao Brasil e ao estado de São Paulo.
A segunda etapa da pólio será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para receber mais duas gotinhas contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O objetivo da campanha nesta primeira etapa é vacinar indiscriminadamente todas as crianças menores de 5 anos de idade contra a poliomielite (paralisia infantil) e as crianças de 1 a 7 anos com a vacina da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), essas devem ser vacinadas mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente.
Em Pereira Barreto os postos de vacinação serão em todas as unidades básicas de saúde das 8h às 17h.
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto tem a meta de vacinar 100% das crianças do município nessa primeira etapa.
Assessoria de Imprensa
Além das duas gotinhas contra a paralisia infantil haverá também a vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba.