Capacitação teve como objetiva fortalecer a formação dos professores da rede municipal de ensino.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou no dia 24 de Agosto e na última sexta-feira (4), uma capacitação com os professores do Ensino Infantil e Fundamental ministrada pela equipe do Sistema Anglo de Ensino, com o tema “Avaliação” para a equipe do Ensino infantil e para o Ensino Fundamental sobre outra capacitação com os descritores de Língua Portuguesa solicitados na Prova Brasil, que ocorrerá neste em meados de Novembro.
Os professores do Ensino Infantil se reuniram na EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”, no período da manhã para a formação com a professora Mary, que discorreu sobre as avaliações, assunto de grande importância para reflexão e ferramenta que viabiliza o processo de aprendizagem. No período da tarde, houve a elaboração dos projetos a serem trabalhados paralelamente ao material Anglo de Ensino.
Para o Ensino Fundamental, a explanação foi sobre a Prova Brasil, que se trata de uma avaliação censitária envolvendo os alunos das 4ª Série (5º Ano) e 8ª Série (9º Ano) do Ensino Fundamental das escolas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries (anos) avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.
Estes encontros tiveram como objetivo principal discutir a matriz de referência de Língua Portuguesa, competências e habilidades necessárias ao aluno em sua trajetória escolar até o 5º ano.
A formação continuada dos professores visa dar suporte a esses profissionais para que o trabalho pedagógico se efetive em sala de aula, atendendo aos direitos de aprendizagem dos alunos, assim como sua formação integral como cidadãos.
De acordo com a Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Marialba Carneiro, as capacitações são fundamentais para continuar elevando o padrão do ensino municipal em Pereira Barreto: “É preciso manter os professores sempre atualizados, pois não só os alunos precisam de bons professores para aprender. O professor também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula. Nestes encontros os professores refletem e planejam em conjunto com o material didático, tendo como foco o avanço dos nossos alunos”, destacou a Secretária.