Prefeito de Pereira Barreto e Secretária Municipal de Saúde assinam Termo de Adesão ao Projeto PlanificaSUS – SP

O prefeito de Pereira Barreto, João de Altayr Domingues, e a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Yamamoto, assinaram o Termo de Adesão ao projeto “A organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde”, também conhecido como PlanificaSUS – SP. Esta iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O PlanificaSUS – SP tem como objetivo implementar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Esta metodologia visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na organização da Rede de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A linha de cuidado prioritária deste projeto será a Cardiovascular, com a execução planejada para o triênio 2024-2026.

Com a adesão ao PlanificaSUS – SP, Pereira Barreto busca aprimorar a integração entre a atenção ambulatorial especializada e a atenção primária, promovendo uma abordagem mais coordenada e eficiente no cuidado à saúde da população. Este esforço visa melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, com foco na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares, que são uma das principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil.

A assinatura do Termo de Adesão representa um compromisso da administração municipal com o fortalecimento do SUS e a melhoria contínua da saúde pública na cidade.