Evento foi realizado na última semana na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.
A Estância Turística de Pereira Barreto sediou na última semana um importante evento sobre a administração pública, o I Seminário de Gestão Financeira da Educação do Extremo Noroeste Paulista. O evento foi realizado pela UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto.
O evento foi realizado na última sexta-feira (13) na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. No seminário, estiveram presentes o Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, a Presidente da UNDIME-SP, Vice-Prefeita de Pereira Barreto e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, os técnicos do TCE-SP, Francisco Leite Barbosa e Cléber Ignácio da Silva, o advogado Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, especialista em gestão educacional e um dos palestrantes, e representantes do grupo “Somos Educação”, Márcio Celestino e Henrique Hanna.
Os técnicos do TCE-SP explanaram sobre a aplicação dos Recursos Financeiros da Educação e Apresentação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, O IEGM reúne dados dos municípios nos setores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidade e Tecnologia da Informação.
O IEGM/TCESP é a média dos sete indicadores e avalia se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva. O objetivo é oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a fiscalização. As médias são divididas em quatro faixas: A (Altamente Efetiva), B+ (Muito Efetiva), B (Efetiva), C+ (Em fase de adequação) e C (Baixo nível de Adequação).
O advogado Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, especialista em gestão educacional, fez orientações jurídicas de prestação de contas e outras orientações sobre procedimentos administrativos da Gestão da Educação.
Após cada palestra foi aberto um espaço para que os presentes pudessem formular perguntas que foram respondidas pelos palestrantes.
Ao todo, o evento contou com a presença de mais de mais de 100 pessoas, oriundas de 30 cidades da região do Extremo Noroeste Paulista: Andradina, Santo Antônio do Aracanguá, Auriflama, Bilac, Braúna, Castilho, Clementina, Cosmorama, Dolcinópolis, Gastão Vidigal, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Jales, Marapoama, Mirandópolis, Monções, Muritinga do Sul, Nova Independência, Paranapuã, Paulo de Faria, Pontalinda, Rubinéia, Santa Clara D´OEste, Santa Rita D`Oeste, Santana da Ponte Pensa, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Votuporanga, Lavínia, Itapura, Pereira Barreto e Rubiácea.
O Prefeito Arnaldo Enomoto falou sobre a importância do Seminário: “sabemos que algumas áreas de atuação do poder público em nosso país são muito críticas em termos de gestão e vemos vários exemplos ruins no Brasil, e uma das que mais sofrem nas mãos de maus gestores é a Educação. Por isso, nós pereira-barretenses, temos que nos sentir orgulhosos de estarmos na contramão desse cenário, já que diversos órgãos já nos premiaram pela gestão do sistema municipal de ensino. Esse seminário é importante para elucidar ainda mais as questões que são pertinentes a Educação e com toda certeza todos saímos daqui mais capacitados para adotarmos políticas públicas educacionais mais fortes e mais eficientes” salientou o Chefe do Executivo Municipal.