Escolas municipais de Pereira Barreto realizam “Dia A da Alfabetização” e se preparam para o SARESP

As escolas municipais de Pereira Barreto estão em plena mobilização para mais uma etapa importante do calendário de avaliações externas, que ajudam a fortalecer e transformar a qualidade da educação pública. A próxima parada é o Saresp, que acontece no dia 18 de novembro. Nesta quinta-feira (13) foi marcada pelo “Dia A da Alfabetização”, um momento de ação, envolvimento e preparação que une professores, gestores, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar em torno de um mesmo objetivo: valorizar o aprendizado e reconhecer o esforço coletivo por uma educação cada vez melhor.

Durante o “Dia A”, as escolas abrem espaço para momentos de integração e conscientização. Os estudantes participam ativamente da produção de bilhetes, convites e mensagens, convidando as famílias a se engajarem nesse processo. Além disso, as unidades promovem rodas de leitura, jogos interativos e murais com mensagens de incentivo escritas pelos pais e responsáveis. As escolas também intensificam o contato pelos canais digitais como grupos de WhatsApp e redes sociais.

Essas ações fazem parte de um esforço maior de recomposição das aprendizagens, com foco nas principais habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Saresp. O “Dia A” se soma a uma série de atividades desenvolvidas ao longo dos últimos meses compondo um ciclo de mobilização, escuta e engajamento que vem fortalecendo o protagonismo de estudantes e educadores.

O Saresp é aplicado aos estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo avaliar as aprendizagens em português e matemática. Os resultados ajudam a oferecer um panorama sobre a educação no estado de São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias pedagógicas que atendam melhor às necessidades dos estudantes.

Comentários

Deixe um comentário