O mutirão buscou resgatar a cidadania da trabalhadora rural mediante a emissão gratuita dos documentos civis e trabalhistas.
Foi realizado no dia 27 de outubro nas dependências da Câmara Municipal de Pereira Barreto o Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural.
O objetivo principal desta ação foi emitir documentos gratuitos para as mulheres trabalhadoras rurais do município de Pereira Barreto. Segundo informações da organização do mutirão, foi atendida também a população em geral que tinha interesse nos serviços.
Durante o mutirão, as pessoas interessadas obtiveram: Carteiras de Identidade (R.G) e de Trabalho, Certidões (Nascimento e Casamento), Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros, sendo tudo gratuitamente, inclusive as fotos instantâneas para documentos que exigem a confirmação da identidade.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela Superintendência Regional do INCRA no Estado e pela Prefeitura Municipal de Pereira Barreto por meio de sua Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. E ainda conta, com a parceria de diversos órgãos públicos e sociedade civil.
O mutirão buscou resgatar a cidadania da trabalhadora rural mediante a emissão gratuita dos documentos civis e trabalhistas. Apesar de esta ação ser voltada ao público feminino, homens e crianças também tiveram seus documentos emitidos. Durante o mutirão, as mulheres tiveram acesso a ações educativas sobre: a importância dos documentos, sobre saúde da mulher, entre outras.
Assessoria de Imprensa
Organizadores da ação posou para foto com mulher atendida pelo mutirão.