Equipe do IBGE apresenta andamento do Censo 2022 em Pereira Barreto

Representantes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da unidade de Pereira Barreto, estiveram na Prefeitura Municipal para a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC). Estiveram presentes Fábio César de Assis – Coordenador Censitário de Área, Juliana Marcelino Kato – Coordenadora Censitária de Subárea e

Paula Carolina Caldeira Gomes da Silva – Agente Censitária Municipal. O encontro contou com a presença do Prefeito João de Altayr Domingues, de representantes de Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores e Polícia Militar.

A reunião informou como tem sido o trabalho do censo em Pereira Barreto e as principais dificuldades encontradas pelos recenseadores. Até o momento, de acordo com o IBGE, já foram recenseadas mais de 60% da população do município. Em campo estão 24 recenseadores que percorrem todos os bairros e área rural. De acordo com Juliana, uma das maiores dificuldades encontradas por eles é a ausência de moradores em casa. Ela contou que nestes casos, é deixada uma folha de recado com o nome do recenseador, identificação e telefone para contato. Mas, segundo ela, a população não tem feito o retorno para agendamento de um horário mais adequado.

Além das ausências, outra dificuldade apontada foi a recusa de reposta ao censo. “A maioria acontece por receio de terem suas informações divulgadas ou compartilhadas com outros órgãos, como a Receita Federal, por exemplo. Esse é um receio que não tem possibilidade de acontecer, a pesquisa tem seu sigilo garantido por Lei”, destacou.

Fábio ressaltou também que em alguns casos, mesmo encontrando o morador no domicílio, o recenseador tem que voltar diversas vezes pois eles alegam não terem tempo no momento. “Isso gera um atraso no andamento da coleta, pois o recenseador tem que fazer várias visitas ao mesmo domicílio. A pesquisa tem dois tipos de questionários: básico e amostra, a entrevista do questionário básico leva de 5 a 10 minutos e é aplicada em 90% dos domicílios. Já a amostra pode demorar de 15 a 30 minutos e é aplicada em somente 10% da população”, completou.

O censo demográfico, realizado a cada 10 anos, acontece simultaneamente em todo país. Esta é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. Estes dados podem ser utilizados para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. As informações servem também como auxílio para a tomada de decisões na área de investimentos, do setor privado. “O Censo Demográfico, será um ‘retrato de corpo inteiro’ do País com o levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios. Ou seja, ele irá apontar o número de habitantes, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros”, esclareceu o coordenador censitário de área.

O pedido feito pela equipe do IBGE é para que as pessoas colaborem com o andamento do Censo, recebendo bem os recenseadores e informando com exatidão os dados perguntados. “Nosso objetivo é atingir toda nossa população, por isso precisamos da colaboração de todos”, finalizou Fábio.