CRAS de Pereira Barreto realiza oficina prática de Ovos de Páscoa com famílias atendidas

Foi realizada oficina prática e metodológica de ovos de Páscoa para desenvolvimento de habilidades e potencialidades com  o grupo Resiliência – mulheres atendidas pelo CRAS. O foco do trabalho são as famílias com perfil de Programas Sociais de Transferência de Renda, famílias com privações às necessidades básicas, inclusive de insegurança alimentar devido desemprego  e ausência de renda fixa, e/ou insuficiência de renda para provimento das despesas básicas, outras desproteções identificadas pela equipe técnica do CRAS.

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é a unidade pública para a execução do serviço público, denominado PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Enquanto serviço de Proteção Social Básica, de caráter continuado e base territorial, o PAIF constitui-se na porta de entrada do SUAS – Sistema Único da Assistência Social.

O PAIF tem por natureza o desenvolvimento de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, executadas por meio de espaços de acolhida, convívio, diálogo e construção coletiva de conhecimento, de modo a ampliar o universo informacional das famílias atendidas e articular o seu acesso à outras ofertas do SUAS, com foco no fortalecimento da sua função protetiva.

O PAIF, enquanto serviço de base territorial, pode ser acessado por qualquer cidadão/cidadã que dele precisar na unidade do CRAS. O trabalho social com famílias articula: família, território de vivência e participação social, que mediados e articulados por meio de intervenção técnica profissional dos trabalhadores do SUAS, organizam ações voltadas ao protagonismo das famílias e dos territórios.

Desta forma, o desenvolvimento das oficinas são uma importante e necessária estratégia para o fortalecimento das famílias atendidas. O trabalho técnico desenvolvido pela equipe tem como foco a realização de acompanhamento grupal à famílias que estão vivenciando desproteções sociais semelhantes, oportunizando reflexões acerca da realidade social vivenciada, e como forma de disseminar informações em relação à direitos, executando trabalho de possibilidades de protagonismo social, projeto de vida e autonomia.

Por meio dos encontros, é oportunizada a socialização e mediante as experiências compartilhadas, trabalhada a função protetiva da família, bem como os vínculos comunitários, demonstrando a importância da rede de apoio comunitária e familiar, além das ofertas de oficinas para contribuição do aprendizado e novas perspectivas de geração de renda.