CRAS realiza “Dia Delas para Elas” para atendidos do setor rural em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, de Pereira Barreto realizou, na última sexta-feira, dia 8, uma ação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Foram feitas atividades alusivas ao tema, além da oferta de atendimentos do Cadastro Único, com objetivo de levar o acesso aos munícipes mais distantes, no local conhecido pelos moradores como Lanchonete do Roberto.

Na ocasião, a assistente social Cristiane Yokota e o psicólogo Anísio Brito conduziram uma “roda de conversa” com as mulheres presentes, pertencentes ao território da Esmeralda e outros ao entorno.  A atividade teve início com a apresentação da equipe presente, tanto dos profissionais que estariam conduzindo o grupo, quanto dos profissionais do cadastro único que realizaram o atendimento no local.

As famílias presentes foram orientadas sobre a importância da atualização cadastral para o acesso aos benefícios do INCRA, e outros conforme critérios de elegibilidade, informações dos serviços ofertados pelo CRAS e a garantia de atendimentos prioritários às famílias dos territórios mais distantes da zona rural, quando estas se deslocam até a unidade presencialmente através dos dias de transporte. Em seguida, Anísio e Cristiane deram início à atividade planejada, que consistia em uma série de dinâmicas de interação entre os membros do grupos, alternadas com momentos de discussão e reflexão.

Dentro do tema “A mulher ideal”, o objetivo foi facilitar discussões sobre a importância histórica do Dia Internacional da Mulher, as imposições da sociedade, os padrões de beleza e comportamento, a idealização da mulher a partir de diferentes pontos de vista, a realidade vivida pelas mulheres do grupo, as possibilidade de integração e ação entre mulheres, os movimentos que poderiam ser feitos, os reconhecimentos e conquistas, ente outros assuntos que foram trazidos pelas participantes.

“A adesão das mulheres foi bastante significativa, sendo que todas ficaram a vontade e fizeram contribuições para a discussão. Houveram momentos de emoção, de trocas de afetos, de elogios, de críticas, de discordância, de reflexões e de construções coletivas”, ressaltou Elisangela Scarpa, coordenadora do CRAS. Após as atividades foi servido um lanche, e brindes para todas as participantes.