CREAS de Pereira Barreto fará ações de conscientização em combate a violência aos idosos

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Para destacar a data, a Secretaria de Assistência Social de Pereira Barreto, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizará ações de educativas durante este mês. A pessoa idosa é exposta a vários tipos de violência e algumas podem até mesmo levar a morte.

O CREAS acolhe e realiza atendimento às pessoas em situação de violência. Entre as atividades que serão realizadas neste mês está a apresentação de uma peça teatral itinerante em alguns pontos da cidade para alcançar público variado e maior quantidade de pessoas. A peça “Os inventariantes”, será interpretada pelos atores da Companhia Teatral Cid Chagas. 

Cronograma de apresentação

  • 14/06 às 10h – Zona rural assentamento Eldorado dos Carajás
  • 15/06 às 19h – Feira da Lua
  • 28/06 às 14h – Lar dos Idosos Parque Frederico Ozanan
  • 30/06 ás 14h-  Palestra para as famílias acompanhadas pelo PAEFI e PAIF realizada pelo Psicólogo  de referência do CREAS.

Além das apresentações será realizada panfletagem, fixação de faixas e cartazes nas unidades de atendimento socioassistenciais, Delegacia de Defesa da Mulher e Santa Casa de Misericórdia Pereira Barreto.

Tipos de violência contra o idoso

Física – Ato violento com uso da força física de forma intencional deixando lesões e marcas no corpo, podendo levar a morte;

Negligência/abandono – Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos e podem incluir a privação de medicamentos e alimentação ao idoso;

Sexual – É o uso de força ou intimidação a fim de manter interações sexuais com o idoso contra a sua vontade;

Financeiro e patrimonial – Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais;

Psicológica – Corresponde a qualquer forma de desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Podendo resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.

Como denunciar

Disque Direitos Humanos: Disque 100

Delegacia de Defesa da Mulher: (18) 3704-5288

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]