Prefeitura Municipal irá realizar ações para a Semana Nacional Pela Não Violência Contra a Mulher

Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é celebrada no dia 25 de Novembro.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto irá realizar diversas ações neste mês de Novembro em celebração à Semana Nacional Pela Não Violência Contra a Mulher. Através da equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) serão realizadas ações buscando ampliar a conscientização dos moradores do município acerca do que pode ser feito em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher. Os eventos e programação são os seguintes:

Para dar inícios às ações, nesta quinta-feira (7), às 10h e às 16h, na Escola Estadual “Dr. Mitsusada Umetami”, será apresentando aos alunos e funcionários da unidades escolar o espetáculo teatral “Em Briga de Marido e Muié… também se Mete a Cuié!”, encenada pela Cia. Teatral “Herdeiros da Arte”. A peça tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio com o intuito de realizar ações de conscientização dos alunos, pois é nessa faixa etária em que eles consolidam os papéis de gênero que irão assumir em sua vida adulta.

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Com o objetivo de incitar a reflexão sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo, a data foi instituída em 1999, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, como uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”. As irmãs foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960 por conta de sua luta contra a ditadura na República Dominicana.

De acordo com a ONU, a violência contra mulheres é uma das violações mais difundidas, persistentes e devastadoras dos direitos humanos em nosso mundo atualmente e em grande parte são pouco denunciadas por conta da impunidade, silêncio, estigma e vergonha que a cercam.

Em termos gerais, manifesta-se nas formas física, sexual e psicológica, englobando:

– violência por parceiro íntimo (espancamento, abuso psicológico, estupro conjugal, feminicídio);

– violência e assédio sexual (estupro, atos sexuais forçados, avanços sexuais indesejados, abuso sexual infantil, casamento forçado, assédio nas ruas, perseguição, assédio cibernético);

– tráfico de seres humanos (escravidão, exploração sexual) e casamento infantil.

No que diz respeito ao enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil, é possível apontar importantes iniciativas governamentais para enfrentar o problema. No campo jurídico e legislativo, a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, é considerada o principal marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, porém, ainda há muito a fazer. A redução dos índices de violência contra as mulheres demanda uma ampliação das políticas públicas por parte do Estado Brasileiro em suas diferentes instâncias.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]