14º Festival de MPB se encerrou neste sábado

Foto: Show do Grupo Demônios da Garoa fechou o 14º Festival de MPB

Evento foi realizado na Praça da Bandeira e premiou dez músicos

Foto: Autoridades que participaram da premiação das músicas classificadas Pereira Barreto foi o palco de quinta-feira (9) à sábado (11) do 14º Festival de MPB realizado na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”. Os três dias de evento também foram transmitidos pela internet através do site oficial de Pereira Barreto. Durante o evento o público presente e os espectadores da internet puderam conferir a apresentação de vinte oito músicas, que preservaram a essência da Música Popular Brasileira. Após o final de cada noite de apresentações, um grupo musical renomado fazia o encerramento da noite de evento.

Na quinta-feira, a abertura foi realizada pelo artista Caio Freire cantando a música “Agora”.  A noite contou com treze músicas, sendo que seis avançariam para as finais: “Canto de Folia” de Zé Alexandre, Eudes Fraga com “Urubu Mestre do Voo”, “Outro Lado da Noite” de Zebeto Correia, “Um Dia Mudo Daqui” de Thiago Augusto e fechando a noite, “Espelho” de Adão Martins. Logo após as apresentações, o Trio Gato Com Fome realizou o show de encerramento, trazendo sambas bem-humorados e empolgantes.

Premiação de Aclamação Popular

A sexta-feira contou com catorze apresentações, “Dualidade” composta por Marcus D’Aaz abriu a segunda noite, e mais oito músicas se destacaram avançando às finais: “Onde A Alma Se Torna Incolor” de Pedrinho Cavallero, “Ame” de Paulo Monarco, “Soul Brasileiro” de Paulim Farinha, “Uma Canção Para Anchieta” de Ivania Catarina, “Vida Seca” de Marcia Cherubin, “É fato” interpretada por Thaise Torres, “Amigo Aí do Som” de Sérgio C. e “Pergunta Retórica” de Marcos Rangel. Ao final das apresentações a Banda Clã-Destinos fizeram um grande show com vários estilos da música brasileira.

No sábado, a grande final. As catorze músicas de destaque, sendo dez na categoria nacional e quatro na categoria local, foram reapresentadas ao grande público presente. Adão Martins, de Pereira Barreto, abriu a noite com “Espelho” e Marcus D’Aaz, outro pereira-barretense, encerrou a noite de apresentações com a aclamadíssima “Dualidade”. Logo após, o show mais aguardado da 14ª Edição do Festival: o tradicionalíssimo grupo Demônios da Garoa, que completa em 2013 setenta anos de carreira, transformou a Praça da Bandeira em uma enorme roda de Samba e percorreu toda a história do gênero com música de Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Wando e até marchinhas de Carnaval e o rock do Paralamas do Sucesso foram entoados pelos sambistas.

Prefeito Arnaldo Enomoto e a Primeira Dama Zezé Enomoto, entregando a premiação ao 1º Colocado da Categoria Nacional

Foto: Prefeito Arnaldo Enomoto e a Primeira Dama Zezé Enomoto,

entregando a premiação ao 1º Colocado da Categoria Nacional

Após a agitada apresentação do Demônios da Garoa, a expectativa tomou conta de todos com o anúncio dos grandes vencedores do 14º Festival. O Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade e Primeira-Dama do município, Maria José Enomoto, entregaram o troféu e o prêmio de R$ 1 mil de Aclamação Popular para “Dualidade” composta e interpretada por Marcus D’Aaz. O Diretor Executivo da Abaçaí Cultura e Arte, Silvio Marcondes, realizou a entrega do troféu e do prêmio de R$ 1 mil para a Melhor Letra, “Um Dia Mudo Daqui” interpretada por Thiago Augusto e composta por Sérgio K. Augusto.

Premiação melhor letra

Foto: Premiação melhor letra

Na Categoria Local, Ivete Giovanini Santana, Assessora Municipal Cultura, entregou o troféu e o prêmio, no valor de R$ 1 mil, para o quarto colocado Adão Martins com a música “Espelho”. Lúcia Sossolote, Secretária Municipal de Cultura, entregou o troféu e o prêmio de R$ 1,5 mil para o terceiro colocado Marcos Rangel autor e intérprete de “Pergunta Retórica”. Silvio Marcondes fez a entrega do prêmio de R$ 2 mil e o troféu para o segundo colocado Paulim Farinha, compositor e intérprete da música “Soul Brasileiro”. E Marcus D’Aaz subiu ao palco mais uma vez para receber o troféu e o prêmio de R$ 3 mil como grande vencedor do 14º Festival de MPB das mãos do Prefeito Arnaldo Enomoto e da Primeira-Dama Maria José Enomoto, com a música “Dualidade”.

Foto: Premiação de 1º e 2º  colocado na Categoria local

Foto: Premiação de 1º e 2º  colocado na Categoria local

Na Categoria Nacional, Neusa Vieira, Assessora Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou a entrega e o prêmio de R$ 2 mil para o quinto colocado, Zebeto Correia, de Belo Horizonte – MG, autor e intérprete da música “Outro Lado da Noite”. Ivete Giovanini entregou o prêmio de R$ 3 mil e o troféu de quarto colocado para Pedrinho Cavallero, de Ananindeua -PA, intérprete da música “Onde a Alma Se Torna Incolor” composta por João Batista Gomes. A Secretária de Cultura, Lúcia Sossolote, fez a entrega do prêmio de R$ 4 mil e do troféu de terceiro colocado para Márcia Cherubin, de Santo André – SP, que cantou e compôs “Vida Seca”. Silvio Marcondes premiou com R$ 5 mil e o troféu de segundo colocado Zé Alexandre, de Poços de Caldas – MG, intérprete da música “Canto de Folia” composta por Paulo Delfino. O Prefeito Arnaldo Enomoto subiu ao palco novamente para entregar o troféu e o prêmio de R$ 6 mil ao grande campeão nacional, Eudes Fraga, de Belém – PA, que emocionou com a música “Urubu Mestre do Voo”, de autoria de Joãozinho Gomes. E assim encerrou-se a 14ª Edição do Festival de MPB de Pereira

Barreto.