Práticas sustentáveis e economia de água. Estes são os objetivos dos equipamentos que estão sendo instalados nos aparelhos de ar condicionado do Paço Municipal. O projeto é da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e teve início nesta semana. No total deverão ser instalados em torno de 54 unidades até o final deste mês de abril.
Trata-se de um equipamento simples, feito com cano de PVC e torneira de jardim com o objeto de fazer o reuso da água para aproveitamento em vasos e jardins; limpeza do pátio e outros serviços que necessitam de água. Esta prática tem sido adotada em diversos prédios e residências, sempre visando o reaproveitamento da água e sua utilização com mais consciência.
Segundo a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Seki, um ar condicionado de 12 mil Btus, produz em média 300 mililitros de água por hora. Por dia o total pode chegar a 20 litros de água. “Além disso, em muitos locais, tem aquela mangueira que fica gotejando o dia inteiro, a água produzida não tem para onde escorrer e acaba empoçando e transformando num potencial de criadouro do mosquito da dengue”, completou Sandra.