Apresentação foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” com entrada franca.
A Cia. de Teatro Cid Chagas, da Estância Turística de Pereira Barreto, apresentou no último sábado (12) sua mais nova peça: “Gentileza, o profeta”. A apresentação foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Custódio Moreira” com entrada franca.
“Gentileza, o profeta” traz, com singelas pinceladas, magia e frescor, a vida de José Datrino, o profeta mambembe, retratado através de elementos enraizados no conceito do teatro gestual. O espetáculo que é “maluco por salvar e louco para te amar” fará o espectador viajar entre devaneio e realidade, sentir suas cores e viver suas texturas.
José Datrino, célebre autor da frase “gentileza gera gentileza”, passou a percorrer as ruas do Rio de Janeiro para levar sua palavra de amor, bondade e respeito ao próximo. Era assim em ônibus, praças, pontes, praias, calçadões e até nas apinhadas barcas da travessia Rio-Niterói. Nem todos entediam a mensagem do Profeta. Os mais exaltados o chamavam de “maluco”. Para estes, a resposta estava sempre na ponta da língua: “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”. Nascido em Cafelândia, interior de São Paulo, desde menino Datrino se destacava por seu comportamento atípico para a idade, 13 anos, fazia questão de espalhar na escola e aos amigos que “tinha uma missão na Terra”. Faleceu em 1996, aos 79 anos em Mirandópolis.
A Cia. de Teatro Cid Chagas foi formada em 2013, com atores de Pereira Barreto, depois de cursos proporcionados pelo Projeto Ademar Guerra, ministrados na Casa da Cultura, por técnicos do Projeto. Os atores foram aprendendo mais sobre interpretação, posicionamento no palco, iluminação, sonoplastia, encenação dentre vários outros conceitos, contando sempre com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto.