Ao todo 1.241 alunos e 83 educadores receberão os materiais do Programa Educação para a Paz nas Escolas.
Em 10 de novembro de 1998, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2000 a 2010 a década Internacional para uma Cultura de Paz e Não Violência destinada às crianças do mundo.
Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência e na Promoção e Prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.
O Prefeito Arnaldo Enomoto, em seu primeiro ano de mandato, acreditando que a sua administração teria o dever de mudar a forma de lidar com a violência dentro do ambiente escolar e familiar, e compreendendo que ensinar a cultura de paz seria a ferramenta necessária para alfabetizar para as emoções, criando condições para a prática da não violência, assim, preparando, as crianças para futuros cidadãos, abraçou a causa e desde 2009 os alunos do ensino fundamental do município, estão participando de atividades de Cultura de Paz que partem de percepções físicas até as emocionais, agradáveis e desagradáveis, de forma que eles percebam seus aspectos internos e também realizem atividades que favoreçam a percepção do outro.
No princípio 450 alunos participaram do programa. Já em 2010 a participação foi ainda maior com 700 alunos. No ano seguinte os esforços da administração em oferecer condições para que mais alunos pudessem participar teve efeitos positivos, 850 alunos do ensino fundamental da rede municipal participaram do programa, e a capacitação dos professores que trabalham com os materiais do Programa Educação para a Paz nas Escolas foi fator importante para o desenvolvimento deste processo educacional no município.
O cotidiano das escolas cada dia mais complexo fez com que as questões relacionadas aos conteúdos e saberes escolares fossem repensados rapidamente pela administração. Neste ano de 2012 os investimentos foram de R$ 80.960,00 na aquisição de materiais pedagógicos para todos os alunos e professores da educação municipal.
Hoje no município estão matriculados e estudando no 1º ano 330 alunos, no 2º ano 275 alunos, já no 3º ano são 264 e no 4º ano 259 crianças. Num total de 1.241 alunos e 83 educadores receberão os materiais do programa nos próximos dias.
O objetivo desta disciplina no ensino fundamental é de estimular as crianças a desenvolverem a percepção e expressão de estados interiores em si e nos outros, o pensar de suas emoções e sensações, bem como a capacidade do diálogo.
A família tem um papel importantíssimo na construção da cultura da paz, porém, as crianças também têm. As crianças, na condição de alunos, aprendendo na escola e cultivando novos valores em casa, na família, dá um importante apoio na construção da paz na família.
A coordenadora do programa no município, Ivone da Rocha ressalta sobre o Programa Educação para a Paz nas Escolas. “Nosso cuidado está sendo o de introduzir elementos que favoreçam a aprendizagem emocional no sentido de desenvolver as habilidades, torna-se importante que as crianças saibam perceber seus estados interiores e dos outros, bem como saibam expressá-los para que possam adquirir atitudes de diálogo, compreensão, bondade, compaixão, respeito entre outros valores”, finalizou Ivone.
A Secretária de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro colaborando com o pensamento do Professor João Roberto de Araújo, criador do Programa Educação para a Paz nas Escolas, destacou que “De que precisamos igualmente, reduzir as áreas de pobreza e miséria. No entanto, não podemos esquecer o imperativo da educação, especialmente da educação para as emoções, a alfabetização emocional como resposta que enfrenta o problema nas suas raízes. A felicidade das nossas crianças e dos futuros cidadãos é o nosso propósito com esta iniciativa”.
Equipe escolar e crianças com o material pedagógico do Programa Educação para a Paz nas Escolas.
Assessoria de Imprensa