Dia do Desarmamento Infantil é comemorado nesta terça-feira

Data comemorativa busca contribuir para cultivar a paz entre as crianças.

Crianças devem poder brincar com armas de brinquedo? O questionamento é aguçado com o Dia do Desarmamento Infantil, memorado nesta segunda, 15 de abril. Para além das discussões entre pais, educadores e psicólogos, vereadores e deputados também debatem o tema.

Atualmente, o Estatuto do Desarmamento já proíbe a fabricação e venda de réplicas de armas, exceto para situações específicas, uma vez que poderiam ser utilizadas em assaltos e outros crimes. Entretanto, existe na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa alterar o Estatuto e estender a proibição às armas de brinquedo. Outro projeto do Congresso Nacional quer alterar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) para proibir a venda de arminhas.

Esta ação nasceu a partir da Campanha do Desarmamento, que é um marco na história do Brasil no combate à violência, a favor da instituição da cultura de paz no país. A adaptação da campanha para o público infantil é uma forma de não só alertar as crianças contra o riscos reais de uma arma, como também acabar com o símbolo que ela representa para o uso da violência na resolução de problemas.

O Estatuto do Desarmamento, criado em 2004, em seu artigo número 26, proíbe “a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir”. Assim, já que esta norma é esquecida pelos fabricantes de brinquedos, faça sua parte e promova a paz entre seus filhos!