Município foi um dos parceiros do Instituto que alcançou bons índices educacionais nos últimos anos. Proposta é que a cidade passe a integrar uma rede com o objetivo de compartilhar experiências positivas e construir outras iniciativas para seguir avançando na qualidade do ensino.
A evolução dos índices de aprendizagem e a melhora registrada nas últimas avaliações do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) levaram o município de Pereira Barreto (SP) a ganhar um reconhecimento de mérito do Instituto Ayrton Senna pelo trabalho desenvolvido na área educacional. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (24), em São Paulo, com o objetivo de destacar os resultados alcançados por alguns dos municípios parceiros do Instituto ao longo de seus 20 anos de trabalho.
A estratégia de Pereira Barreto para alcançar o patamar de destaque teve como base um intensivo trabalho focado em gestão, tanto no âmbito da secretaria de educação quanto das escolas. A rede de ensino da cidade viu seu IDEB alcançar o patamar de 7,1 em 2013, superando a meta municipal para 2021. Registrou também evolução no percentual de alunos com aprendizado adequado em português e matemática superior às médias nacional e do estado.
“Para fazer essa melhoria, partimos do princípio que a sociedade tem de ter direito à educação. Ensino de qualidade é um direito, não um privilégio”, afirmou o prefeito da cidade, Arnaldo Enomoto.
Com o reconhecimento do Instituto Ayrton Senna, a ideia é que Pereira Barreto passe a integrar a nova rede do Instituto, que contará com outras cidades de diversas partes do País que também obtiveram resultados positivos, demostrando avanço na qualidade do ensino. O objetivo é que as boas práticas educacionais utilizadas por essas redes de ensino sirvam de modelo para outras cidades brasileiras, ajudando diversas secretarias do País a também melhorarem seus índices educacionais.
“Esses municípios nos provam que existe educação pública de qualidade em nosso País. Graças ao trabalho de seus gestores e educadores, essas cidades superaram uma série de desafios estruturais e se tornaram referências para o restante do Brasil. Agora, elas têm a possibilidade de ir além, inspirando e inovando para que, junto com as demais integrantes da rede, possam superar outros desafios da educação que ainda persistem”, afirmou Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, durante cerimônia.
A rede terá quatro frentes principais de trabalho: observar metas (por meio da elaboração dos Planos Municipais de Educação, acompanhamento do Plano Nacional de Educação e monitoramento de outros indicadores que os municípios da rede escolham), explorar temas e desafios (assuntos e áreas em que os municípios encontrem mais dificuldades para avançar ou possam trocar boas práticas); produzir conhecimento (com a consolidação e divulgação de produções conjuntas); e garantir inovação (introdução de novos projetos e iniciativas ainda não disseminados).
Além de auxiliar na criação e manutenção de canais de comunicação que viabilizem as trocas e encontros entre os municípios, o Instituto Ayrton Senna terá o papel de consolidar e divulgar os materiais produzidos, compartilhar conceitos e técnicas elaborados por seus especialistas, envolver os municípios em eventos sobre temas variados em políticas públicas e possibilitar que as escolas recebam pilotos de seus novos projetos ou possam levar a outras redes do Instituto suas próprias iniciativas inovadoras.
O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação pública de qualidade. Anualmente, beneficia 1,8 milhão de estudantes e forma 65 mil educadores em cerca de 700 municípios de 19 Estados, em todas as regiões do Brasil. www.institutoayrtonsenna.org.br/