Programa Mais Alfabetização (PMALFA) tem como objetivo o fortalecimento e apoio as unidades escolares no processo de alfabetização.
O Programa Mais Alfabetização – PMALFA, instituído por meio da Portaria MEC nº 142, de 22 de Fevereiro de 2018, com reabertura do Ciclo 2019, conforme Ofício Circular nº5/2019/COEF/DICEI/SEB/SEB-MEC de 05 de Abril DE 2019, é uma estratégia do Ministério da Educação – MEC, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental. O objetivo do PMALFA é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática – dos estudantes nos referidos anos do ensino.
Para isso, o Ministério da Educação garantirá apoio adicional – prioritariamente no turno regular – do assistente de alfabetização. O trabalho do Assistente de Alfabetização é considerado de natureza voluntária (na forma da Lei nº 9.608/1998 de 18 de fevereiro de 1998). O mesmo atuará por um período de 05 (cinco) horas semanais por turma, não excedendo a mais de 08 (oito) turmas na Unidade Escolar e receberá um ressarcimento de despesas pessoais com transporte e alimentação.
Diante do exposto, na última quinta-feira (29), os interessados participaram do processo de atribuição de turmas ocorrido no Centro de Formação do Professor “Nilse Emília Garcia Carneiro”, realizado pelas Diretoras das Escolas Municipais de Educação Básica em consonância com a Associação de Pais e Mestres (APM) das respectivas unidades. Nesta semana, os assistentes de alfabetização iniciaram os trabalhos de apoio aos professores e alunos das referidas turmas.