Adriano Silva, o “Marabá, esteve observando atletas pereira-barretenses nesta quinta-feira
O olheiro técnico do Sport Club Corinthians Paulista, Adriano Silva, o Marabá, iniciou na manhã desta quinta-feira no Estádio Municipal “Joaquim Francisco Dias, ‘Sabiá’” a avaliação técnica para encontrar talentos pereira-barretenses para terem uma oportunidade em atuar nas categorias de base do atual campeão do mundo. Os garotos nascidos entre 1996 e 1999 serão observados ainda nesta sexta-feira e o teste final acontece neste sábado com a divulgação dos selecionados.
Marabá é um grande revelador de bons nomes do futebol brasileiro e falou um pouco mais sobre sua história: “Comecei no futebol profissional jogando pelo Fortaleza, mas passei pelas categorias de base do São Paulo, do Santos e do Grêmio. Tive uma lesão e acabei tendo de encerrar a carreira precocemente. Agora estou há mais de 9 anos atuando como olheiro”. Marabá também falou a respeito do trabalho como olheiro e algumas de suas descobertas: “Trabalhei com alguns empresários, inclusive tirei o Zé Eduardo, o Zé Love, daqui de Promissão para leva-lo para o Palmeiras, depois ele veio a se destacar pelo Santos e foi vendido para a Itália. Mas foi na DIS (braço direito do Grupo Sonda para a contratação de jogadores) a minha grande chance, onde fiquei por mais de 5 anos lá, desenvolvendo trabalhos com o Ganso, meio-de-campo do São Paulo, Gabriel Silva, lateral esquerdo que atuou no Palmeiras e de lá foi para a Udinese da Itália, Dentinho, atacante que se destacou no Corinthians e foi vendido para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. A gente ajudou a levar todo esse pessoal para a DIS, ou jogadores de base como o Índio, atacante da base corintiana, que já foi vendido para o Arsenal da Inglaterra, fui eu quem o trousse do Vasco da Gama. Meu nome foi crescendo, e o Corinthians me fez uma proposta há um ano e meio”.
O olheiro ainda explicou como funciona a captação de jogadores no Corinthians: “Nas categorias de base do Corinthians, a captação, ocorria em sua maioria no Terrão (campos de futebol de São Paulo onde eram realizadas as peneiras), cerca de 80%, não tinha um profissional como eu que corria para estar aqui em Pereira Barreto, semana passada eu estava em Ibitinga, estive neste ano em Alagoas, Belém, Palmas, dentre outras cidades. Hoje foi profissionalizada essa área de captação com a vinda do Edu Gaspar. Ele pretende tornar o Corinthians dentro de 2 ou 3 anos uma grande potencia mundial na revelação de jogadores como o Barcelona e o Real Madrid. Essa parte da captação pelo interior do Brasil vem dando certo, descobrindo talentos, tanto que a gente tem carta branca do presidente do clube, Mario Gobbi, para investir pesado na base”.
Marabá ainda destacou os atletas pereira-barretenses e passou uma mensagem para a garotada: “Estou vendo aqui um jogador até com o perfil do Ganso, não que seja igual, mas tem o perfil, quero inclusive que seja melhor. Não sei como será a adaptação, depois daqui ele será encaminhado lá para São Paulo, onde tem uma comissão avaliadora, comanda pelo Marcelo Rospide, que veio do Grêmio, onde atuou por mais de 12 anos entre base e profissional, profundo conhecedor de futebol, muito bom profissional, e tem mais um garoto aqui que também se destacou e outros cinco ainda que serão avaliados nesta sexta. Está de parabéns Pereira Barreto e as cidades da região como Ilha Solteira e Brasilândia. Espero que aqueles que não foram aprovados se inspirem nesses garotos que citei, que procurem continuar treinando, que a Prefeitura continue apoiando, tirando as crianças da rua, que precisam da ajuda da Prefeitura. A gente vê que com a ajuda do Flávio Alves (Chefe do Setor de Esportes de Pereira Barreto) a pessoa responsável por eu estar aqui hoje, e que esses garotos daqui se dediquem, porque daqui a três meses eu estarei aqui novamente para monitorá-los e a gente vai olhar com carinho, e que principalmente vão à escola, estudem” finalizou Marabá.
O professor Éder Reis, responsável pela escolinha de futsal e de futebol de Pereira Barreto falou a respeito da oportunidade que os meninos estão tendo: “É importante o que a gente está vendo aqui em Pereira Barreto, a Administração Municipal e o Departamento de Esportes, o Corinthians estar presente no nosso município na figura do Marabá, estar dando a oportunidade para revelar essas crianças para o esporte. A gente já teve na manhã desta quinta a cidade de Brasilândia, Nova Canaã, Suzanápolis, Ilha Solteira, muitas outras cidade da região participando dessa avaliação também. É uma alegria ver uma das nossas crianças ser aprovada na avaliação como tivemos já de manhã. Isso incentiva outros atletas, e para nós que trabalhamos com o esporte, vemos o incentivo que é pra uma criança ter essa oportunidade aqui no nosso município. Acho que estamos de parabéns, a Administração em realizar esse esforço imenso para incentivar o esporte, o Departamento de Esportes, o Marabá, representando o Sport Club Corinthians, que tem na região uma representação fantástica, e a gente vê que o Marabá veio mesmo para buscar os atletas, vê a dedicação das crianças. É o primeiro laço de amizade que estamos desenvolvendo com esse grande clube, esperamos que eles retornem aqui, porque com certeza temos muitos talentos aqui em Pereira Barreto e na região” salientou Éder.
André Prevital de Souza, responsável técnico pelo Departamento Municipal de Esportes, também esteve neste primeiro dia de avaliação e comentou sobre a importância da presença de Marabá: “É um motivo de muito orgulho para Pereira Barreto estar recebendo um profissional ligado diretamente ao esporte de um grande clube do Brasil e do mundo como é o Corinthians. Essa oportunidade chamou a atenção não só dos atletas de Pereira Barreto como os da região, e isso acaba motivando os pequenos a se dedicarem ao esporte. A presença do Marabá aqui está abrindo portas, servindo de exemplo para as outras crianças que não estão participando desta avaliação, mas quando outros olheiros vierem para cá teremos ainda mais participações. Esse evento com certeza reconhece e enaltece mais o nosso trabalho desenvolvido no esporte pereira-barretense” encerrou Prevital.