Foto: Alunos durante treinamento realizado na tarde do último sábado, no Centro Cultural Esportivo
As aulas acontecem no Centro Cultural Esportivo, no período da tarde, das 13h às 15h de terça, quarta e sexta-feira e no sábado
No último sábado (04), aconteceu as primeiras aulas de Jiu-Jitsu no Centro Cultural Esportivo de Pereira Barreto, da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Policial Militar, Fúlvio Machado, popular Machado, que serão realizadas durante as terças, quartas e sextas-feiras e no sábado, no período das 13h às 15, com o objetivo de proporcionar aos praticantes melhora do condicionamento cardiorrespiratório, da força e resistência muscular, além do aumento da disciplina, do controle emocional e da auto-estima.
De acordo com o Departamento Municipal de Esportes, as aulas se dividem em três partes: o aquecimento (onde são dados exercícios de flexão, abdominais, corrida, entre outros), a técnica (onde o professor ensina aos alunos técnicas novas) e o treino (onde os alunos lutam uns com os outros, sempre com o intuito de refinar a técnica). Assim como no Judô, a roupa usada para treinar é o Kimono.
O Jiu-Jitsu, que significa arte suave é considerada a mais antiga das artes marciais, original na Índia, (embora haja uma controvérsia sobre seu nascimento na China) em 2000 A.C. Atravessou as fronteiras da China e foi parar no Japão, onde cresceu e se desenvolveu consideravelmente.
O esporte foi trazido para o Brasil, através do mestre Mitsuo Maeda (conhecido como Conde Koma), Cônsul japonês no Pará que o ensinou a família Gracie que o difundiu pelo País consequentemente pelo mundo aperfeiçoando as técnicas, fazendo ser reconhecido como Brazilian-Jiu-Jitsu.
Foto: André Prevital de Souza responsável pelo Departamento Municipal de Esportes e
o Policial Militar Fúlvio Machado, popular Machado
Equipe de Jiu-Jitsu de Pereira Barreto