O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê, ele fortalece o sistema imunológico da criança, protegendo-a contra muitas doenças.
O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta.
A principal vantagem do leite de peito está na composição dos seus nutrientes. Ele preenche todas as necessidades nutricionais da criança até os 6 meses de vida. A qualidade e a quantidade dos seus componentes é especialmente adequada àquela criança para a qual foi feito. Isso quer dizer que a quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais que existem no leite estão ali na medida certa para preencher as necessidades do bebê. Além disso, o bebê digere melhor o leite materno, bem como absorve melhor os seus nutrientes do que quando toma leite de vaca.
A mulher que amamenta corre menos risco de contrair câncer de mama e de ovário. Amamentar também ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rápido.
Recomenda-se que até o sexto mês de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente de leite materno. Após este período, a amamentação deverá ser complementada por outros alimentos.
Algumas mulheres encontram dificuldades relacionadas à amamentação que podem desestimular esse ato, tais dificuldades devem ser compartilhadas com profissionais de saúde ou enfermeiras dos ESF’s – Estratégias de Saúde da Família para sanar as dúvidas e manter o ato de amamentar.
Assessoria de Imprensa