Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher teve início nesta quarta-feira em Pereira Barreto

Equipes responsáveis pela campanha estiveram na Feira da Lua para mobilizar a população contra a violência praticada à mulher.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta quarta-feira (22) à Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher no município. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) estarão orientando os presentes e sensibilizando a população no combate à violência contra a mulher, divulgar os canais de denúncia e principalmente, orientando as mulheres de que elas não estão sozinhas e devem denunciar agressões sofridas como forma de enfrentar essa infeliz realidade.

A campanha ainda terá continuidade no sábado (25) no Calçadão Municipal, a partir das 9h. Ao longo da semana, ainda haverá ações em todos os postos de saúde, nas reuniões desenvolvidas pelo CRAS e pelo CREAS, divulgação nas escolas, comércio local e também nas  Faculdades Integradas Urubupungá.

A campanha visa elaborar atividades para mobilizar a população quanto ao Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher. A data é celebrada todo dia 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para acabar com as agressões.

A história do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher tem como base o dia 25 de novembro de 1960 na República Dominicana, onde foram assassinadas as três irmãs Mirabal, ativistas políticas, por ordem do ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo. Em 1981 celebrou-se em Bogotá, Colômbia, o Primeiro Encontro Feminista Latinoamericano e do Caribe, onde se decidiu marcar o 25 de novembro como o Dia Internacional da não Violência contra as Mulheres, em memória das irmãs Mirabal.

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra a Mulher, na qual se definiu o termo violência contra a mulher como todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado possível ou real um dano físico, sexual ou psicológico, incluídas as ameaças, a coerção ou proibição arbitrária da liberdade, que pode ocorrer tanto na vida pública quanto na vida privada.

Na Assembleia reconheceu-se que era necessária uma clara declaração dos direitos que se devem aplicar para assegurar a eliminação de toda a violência contra a mulher em todas suas formas, e um compromisso dos Estados e da comunidade internacional em geral para eliminar a violência contra a mulher.

No 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. A ONU convidou a governos, organizações internacionais e organizações não governamentais a organizar atividades dirigidas a sensibilizar o público ao respeito do problema neste dia como uma celebração internacional.