Campanha será realizada em todas as UBS de Pereira Barreto.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na próxima semana à Campanha de Vacinação contra Influenza. A campanha terá início na próxima terça-feira (24) e as vacinas chegarão a Pereira Barreto na próxima segunda-feira (23).
A campanha tem por objetivo proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves que pode inclusive levar à morte. Para isso, a vacina contra a gripe estará disponível em todas as UBS de Pereira Barreto para crianças de seis meses até cinco anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores da rede pública ou privada.
A Campanha ocorrerá no período de 24 de Abril a 1 de Junho, sendo que no dia 12 de Maio, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, o Dia D. As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes, que estão circulando no momento.
Considerando-se a entrega parcelada da vacina Influenza, em Pereira Barreto, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a Campanha nas seguintes etapas:
– A partir do dia 24 de Abril: profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais de idade;
– A partir do dia 2 de Maio: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas;
– A partir do dia 9 de Maio: comorbidades, professores e os privados de liberdade;
– Dia 12 de Maio Dia D: sábado (todos os grupos).
A influenza, que é a gripe, é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos consequentes do vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.