CMDCA promoveu capacitação sobre “A importância do atendimento em rede no enfrentamento as violências contra crianças e adolescentes” em Pereira Barreto

Formação foi realizada no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na última semana, uma capacitação sobre a importância do atendimento em rede no enfrentamento as violências contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro”, e marcou o encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi realizada ao longo da última semana.

O tema da campanha deste ano foi “O silêncio protege o agressor”. Em 2018, o foco da campanha para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foram as crianças. A capacitação foi uma inciativa do CMDCA, após verificar a necessidade de proporcionar aos profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos o acesso à informação, com destaque nas situações de violência, articulada a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio).

A temática da capacitação teve enfoque no trabalho em rede demonstrando a importância de todos os setores para a sua efetivação, conceituação dos tipos de violência, o protocolo de atendimento em rede municipal e a necessidade da notificação e encaminhamento dos casos de violência; perspectivas e efetividades do atendimento em relação ao protocolo de atendimento.

Participaram ao todo 58 profissionais representando os mais diversos setores: CRAS, CREAS, UBS, NASF, Santa Casa, representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, APAE, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Convivência, Casa Abrigo Margareth, Legião Mirim, Projeto Guri, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação.

A capacitação visou contribuir para o fortalecimento da rede protetiva do município com base no protocolo de atendimento com enfoque nas situações de violência envolvendo crianças e adolescentes, destacando a importância de todos os setores para a efetivação do trabalho em rede.