Comitê de enfrentamento da Covid-19 passa por reformulação em Pereira Barreto e discute novo Decreto com atendimento ao Plano SP

Após a inserção dos novos membros, Comitê realizou reunião a pedido do Prefeito Joãozinho

O Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Estância Turística de Pereira Barreto passou por uma reformulação nesta semana. A mudança serve para traçar novos planos estratégicos mais técnicos, tendo como objetivo preservar a saúde e a vida dos pereira-barretenses. Com o Brasil vivendo um estado crítico, todo o estado de São Paulo entrou na fase vermelha e a Administração quer evitar que a doença avance no município.

O Comitê se reuniu na tarde da última quinta-feira (4/03), e contou com as participações do Prefeito Joãozinho e da Secretária Municipal de Saúde, Marcia Yamamoto. A reunião durou cerca de três horas e foi pautada sobre as novas restrições determinadas pelo Governador João Dória, através do Plano São Paulo.

Sempre participativo nos diálogos que envolvem o bem comum de Pereira Barreto, o prefeito Joãozinho escutou as informações e solicitações dos profissionais da Saúde que atuam diretamente na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Após escutar as demandas, pediu bom senso quanto às restrições do comércio, contudo, que o Comitê colocasse como prioridade a vida de cada cidadão.

O novo Decreto Municipal está previsto para ser publicado nesta sexta-feira (5/03). O documento foi desenvolvido nas solicitações feitas pelo Comitê, mas também pensando na melhor maneira para que o comércio siga desempenhando suas funções de forma positiva, desde que não coloque em risco a vida dos seus profissionais e da população.

O Decreto elaborado foi analisado do Secretário de Assuntos Jurídico do município, Dr. Emílio Chiesa, que buscou embasamento nas regras para não ter nenhum ato ilegal. O estado de São Paulo estará na fase vermelha do Plano SP entre os dias 6 e 19 de março, permitindo somente o funcionamento de serviços essenciais sem restrição de horário como:

Saúde: hospitais, farmácias, consultórios, clínicas médicas com atendimento de urgência e terapêuticas (vedado os fins estéticos), clínicas odontológicas, estabelecimentos de saúde animal, funerárias;

Segurança: serviços de segurança pública e privada;

Postos de combustíveis (as conveniências dos Postos de Combustíveis deverão atender das 5h às 20h) e distribuidores de gás;

Comunicação social: meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons, imagens e internet.

Agencias de Correios, desde que limite seu atendimento em 1 pessoa a cada 3 metros quadrados.

Os serviços ESSENCIAIS que poderão funcionar entre as 5h e 20h, são:

Comercio de Produtos de Saúde (Óticas e Artigos Ortopédicos), Clínicas de reabilitação;

Alimentação: supermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, hortifrutigranjeiros, quitandas, peixarias, lojas de venda de água mineral, feiras livres, mercearias, conveniências, vedado o consumo no local.

Restaurantes, lanchonetes e bares: (delivery, retirada e drivethru) permitido serviços de retirada, entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). É vedado o consumo no local;

Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, lojas de materiais de construção e depósitos de madeiras;

Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos, lava-jato, borracharia;

Serviços gerais: hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos;

Cartórios e escritórios de contabilidade, advocacia e imobiliárias;

Construção civil e indústria: sem restrições.

Atividades religiosas, poderão funcionar com capacidade limitada a 30% e horário reduzido com obrigação de controle de acesso, hora e assentos marcados, respeitando o distanciamento mínimo, proibido público em pé, com adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Todos os comércios de serviços essenciais precisarão cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes e controle de fluxo de público.

Já os comércios e serviços NÃO ESSENCIAIS só poderão atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet.

Pousadas, ranchos de temporada e congêneres não poderão permitir a entrada de novos hospedes;

Academias poderão funcionar com 30% da sua capacidade, respeitando os protocolos sanitários;

Os Salões de Beleza e Barbearias só poderão funcionar com agendamento.

As escolas Estaduais, municipais e particulares, deverão permanecerem fechadas.

Qualquer tipo de atividades que gera aglomeração está proibido, como por exemplo eventos e reuniões recreativas.

Para a manutenção do Alvará de Funcionamento, os estabelecimentos deverão obedecer os protocolos gerais e setoriais específicos.

O município também adotará o toque de recolher a partir das 20h do dia 6 de março de 2021, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h. O toque de recolher seguirá vigente até o dia 19 de março.

Comentários

Este post tem 2 comentários

  1. Bruno Santana

    Como que fica sobre as linhas de transportes rodoviários ? Vai parar total ou parcialmente ?

  2. Edna Cristina Lopes

    Meu nome é Edna trabalho com turismo rural no assentamento eldorado dos carajas e estou sem trabalhar já a um mês só gostaria de saber quem vai pagar minha conta pois tenho financiamento de energia solar de 1.400 reais mais financiamento de carro entre outros com que vou paga estas contas agora???

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]