O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este dia foi instituído como uma homenagem às vítimas de uma explosão ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, que matou 78 mineiros. Nesta data são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. Os dados de estatística de acidentes do trabalho no Brasil estão disponíveis a qualquer cidadão no site da Previdência Social.
O aumento das ocorrências acontece em um momento em que cada vez mais são feitos esforços para melhorar a segurança e saúde dos ambientes de trabalho em termos de legislação e de profissionais trabalhando na área. O aumento talvez ocorra de uma notificação cada vez mais próxima do que realmente acontece em matéria de Acidentes e Doenças do Trabalho.
O Governo Federal, em ações articuladas entre os Ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, vem desenvolvendo uma Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, mas mesmo com o efeito preventivo para a redução dos índices de acidentes, estes ainda continuam elevados.
Como medida de prevenção, o reconhecimento dos perigos, o estudo das condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, visando especialmente os problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio, são de responsabilidade do Engenheiro de Segurança e do Técnico em Segurança do Trabalho, que orientam as empresas a seguirem as determinações legais e estimularem a conscientização dos trabalhadores.
Um acidente no trabalho causa uma série de transtornos para todos:
• para a empresa que fica sem o trabalhador e tem que arcar com as despesas conforme legislação e tem sua imagem prejudicada;
• para o empregado que pode ter sequelas futuras do acidente, além do sofrimento físico e mental;
• para a família do empregado que terá que dispensar tempo e cuidados especiais ao membro familiar acidentado.
Por isso é importante desenvolver nas empresas um ambiente de trabalho seguro e com condições adequadas para realização das tarefas com saúde e dignidade para todos. Ganham a empresa, o trabalhador e a sociedade!