Dia da Comunicação Social é comemorado neste sábado

Data homenageia os profissionais da área, que são fundamentais para levar informação a população.

Neste sábado, dia 31 comemora-se o dia mundial das comunicações sociais. A data é ampla e seu significado mais ainda.

A Comunicação Social é o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa, como o rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet. Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas e encontra-se presente em praticamente todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo aceleradamente, registra e divulga a história e influencia a rotina diária, as relações pessoais e de trabalho.

A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área.

No Brasil a Comunicação Social é representada pelos comunicólogos, que são os profissionais do Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radio e TV e Relações Públicas.

Já os fenômenos tecnológicos relacionados à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são um domínio de conhecimento distinto da Comunicação Social. Esses fenômenos são objeto de estudo das engenharias, em especial dos profissionais de Telecomunicações.

Na publicidade brasileira, encontramos inúmeras campanhas fantásticas e profissionais de renome internacional, como no caso de Washington Olivetto, que foi eleito o publicitário do século pela Associação Latino-americana de publicidade.

O Jornalismo tem uma história marcada por muitas batalhas em busca de um jornalismo ético, sério, compromissado com a verdade e que tem como maior ideal, levar a informação, o conhecimento e senso crítico ao seu povo.

Que a liberdade e a criatividade de comunicação estejam sempre nos coração desses profissionais que são indispensáveis para a formação de uma sociedade digna.