Dia da Imprensa foi comemorado no dia 1 de Junho

Hipolisto Jose da Costa

Foto: Hipolisto Jose da Costa

Data pode ser encarada como uma comemoração pela liberdade de expressão

Dia da ImprensaNo dia 1 de Junho é celebrado o Dia da Imprensa, setor que atravessou diversas barreiras para se firmar no Brasil. Até 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em meados de setembro, em função do início de circulação da A Gazeta do Rio de Janeiro, datada de 1808. Porém, a Lei nº 9.8831 determinou que a data fosse alterada para 1º de junho.

A razão da mudança se deu porque descobriu-se que o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, feito em Londres, circulava clandestinamente até 1808, e no Brasil, durante esta época, era proibida a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. O Correio Braziliense foi lançado em junho do mesmo ano, ou seja, três meses antes da Gazeta.

A Imprensa é hoje um órgão fundamental para assegurar os direitos dos cidadãos brasileiros, ao cobrir grandes eventos e transmitir informações para a população à cerca do que acontece no país. A liberdade dos órgãos de imprensa é fundamental também para garantir a liberdade de expressão do cidadão ao se manifestar contrário a opiniões e pensamentos que podem ir contra o direito de ir e vir.