Encontro entre CONAB e assentados foi realizado em Pereira Barreto

O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas e tratou de assuntos relacionados ao PAA.

Foi realizado na manhã desta terça-feira (23), um encontro entre produtores rurais do município de Pereira Barreto para tratar de assuntos relacionados ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o encontro aconteceu nas dependências da Casa da Cultura Maestro “Aristeu Custódio Moreira” com a representante da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), Matilde Peres, que é auxiliar de gerência de operações de São Paulo.

A palestra de orientações aos produtores trouxe esclarecimentos de algumas dúvidas referentes ao PAA, como por exemplo, as mudanças, cortes e como será dado sequência ao Programa no município.

Para a auxiliar de gerencia de operações, Matilde Peres, a reunião realizada no município foi muito importante, “nós conseguimos esclarecer algumas dúvidas que os produtores tinham, mas também surgiram alguns questionamentos que eu vou levar ao conhecimento da gerencia em São Paulo, esse tipo de reunião é muito importante por levantar esses tipos de informações”, ressaltou Matilde.

A representante da CONAB ainda falou sobre a redução do valor repassado pelo Governo Federal ao Programa que inicialmente era de R$ 90 milhões e que hoje não chega a R$ 2 milhões, fato esse que diminui o atendimento as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Em Pereira Barreto o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Assistência Social é muito importante pois atende cerca de 150 famílias e entidades, no município o Programa funciona através da parceria entre a Prefeitura e Assentamentos, e é realizado através do armazenamento desses alimentos no galpão da Secretaria de Agricultura que por sua vez, faz a distribuição as famílias que são selecionadas através de uma triagem feita pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência social).

O encontro contou com a presença de cerca de 50 pessoas entre elas, autoridades do município, produtores, presidentes das organizações dos assentados e imprensa. No local também foram expostos produtos que são cultivados no município e região que seriam doados a entidades do município de acordo com critérios da Assistência Social.