Em grande evento no Palácio dos Bandeirantes, Projeto Município Verde Azul apresentou o resultado das avaliações das cidades do estado de São Paulo.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou na sexta-feira, dia 17/12, às 15h, em grande cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2010. A solenidade contou com a presença do governador do estado Alberto Goldman, do secretário de Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e de diversos prefeitos, interlocutores e representantes municipais. Houve também a entrega do Prêmio Franco Montoro, para os municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas, aos interlocutores municipais mais ativos no projeto, à melhor iniciativa verde (pessoa física) e parceria verde (pessoas jurídicas).
Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.
Este ano foram certificados 143 municípios dos 645 do estado, o que significa que mais de 15% das cidades alcançaram a média acima de 80 pontos – em uma avaliação que varia de 0 a 100 – sendo reconhecidas pelo exemplo na execução das ações ambientais.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Projeto Ambiental Estratégico MVA: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Este ano a Estância Turística de Pereira Barreto se superou nos cumprimentos das 10 diretivas ambientais do programa, sendo certificado em 13º lugar com uma pontuação de 91,51. Ainda, por mérito e destaque, sendo o primeiro entre os municípios da Bacia do Baixo Tietê, Pereira Barreto teve a honra de receber o Prêmio André Franco Montoro.
Em 2008 Pereira Barreto não havia se certificado, atingindo a pontuação de 72,11. Já em 2009 foi certificado com uma pontuação de 85,63. E agora em 2010 atingiu a expressiva nota de 91,51 pontos. Esse avanço apresentado deve-se principalmente ao grande empenho da administração pública municipal em desenvolver as ações das diretivas ambientais apresentadas pelo programa MVA e também ao comprometimento e envolvimento de todas as secretarias, departamentos e repartições municipais nas atividades desenvolvidas durante o ano.
O Prefeito Arnaldo Shigueiuki Enomoto tem sido um grande visionário na administração municipal quanto às questões ambientais do município, tendo direcionado uma atenção especial aos temas e assuntos relacionados ao meio ambiente, bem como tornando a pasta, uma questão de responsabilidade de todos os funcionários da administração pública. Segundo ele ainda há muito que ser feito, porém é importante dar os passos iniciais e continuar as ações de planejamento e gestão ambiental. E é isso o que está feito com pequenas ações, pequenas mudanças de hábito, pequenas mudanças locais, que acabam refletindo globalmente.
O prêmio recebido é um incentivo a continuar as ações no município, um incentivo a rever os conceitos, um incentivo a gerir conscientemente o meio ambiente, um incentivo a viver com melhor qualidade de vida.
Assessoria de Imprensa
Cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Diretor de Meio Ambiente César Gustavo da Rocha Lima, representou o município na entrega da premiação.
Prefeito Arnaldo e servidores municipais pousaram para foto com os prêmios.