Evento aconteceu na cidade de São Paulo.
Com o intuito de ampliar possibilidades de sucesso no desafio da adoção de políticas públicas educacionais para o nosso aluno do século XI, a Supervisora Educacional Magali Aparecida Ferreira Aio e a Coordenadora Pedagógica Patricia Regina participaram no ultimo dia 03/08/17 de uma série de palestras em evento realizado pela equipe do Instituto Ayrton Senna no bairro de Pinheiros em São Paulo.
O encontro teve como tema: “Alfabetização: Dilemas do passado e caminhos para o futuro”, e ofereceu oportunidade para se discutir com especialistas, conhecer experiências exitosas de financiamento da educação, arranjos territoriais na dimensão educacional e ampliar o conceito de alfabetização no cenário do século XI.
A abertura do evento foi realizada pela presidente do Instituto Viviane Senna que falou sobre “Educação Integral como oportunidades de vida”, evidenciando a tarefa de novas habilidades que temos que desenvolver em nossos alunos hoje e dia, além das habilidades cognitivas clássicas, os aspectos socioemocionais estão cada vez mais presentes e devemos desenvolver outras formas de desenvolvimento de competências.
Seguida pela palestra ministrada pelo economista-chefe do Instituto o professor Ricardo Paes de Barros com “Uso de evidencias em politicas públicas educacionais: reflexões sobre alfabetização”, enfatizando o impacto das habilidades socioemocionais nas habilidades cognitivas, enfatizou que o talento é uma condição de saída e não de chegada e que iniciativa é importante para se dar bem na vida.
A Roda de Conversa mediada por André Portela, professor da Fundação Getúlio Vargas com o tema: “Gestão e financiamento da educação: novos modelos e mecanismos de cooperação’ e “A Ciência e o desenvolvimento humano no processo de alfabetização’ mediada por Mozart Neves Ramos, diretor de articulação do Instituto, tivemos também a palestra de Inês Kisil Miskalo gerente executiva de Educação do Instituto com o tema “Políticas de alfabetização focadas no desenvolvimento de múltiplas linguagens”.
Em linhas gerais, competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. São capacidades individuais que podem ser manifestadas em pensamentos, sentimentos e comportamentos de cada pessoa.
Elas também podem ser desenvolvidas através de experiências formais e informais de aprendizagem e acabam por ser importantes impulsionadores de resultados ao longo da vida, por estarem intimamente ligadas ao desenvolvimento integral do ser humano, essas competências não se desenvolvem de forma separada dos aspectos cognitivos.
Ajudar nosso estudante a entender melhor esses aspectos fará com que ele se desenvolva de maneira plena, tornando-se protagonista do seu processo de aprendizagem e de suas decisões, tanto na escola quanto fora dela.