Os alimentos são entregues às escolas e beneficia mais de 5 mil alunos do município de Pereira Barreto.
Em uma ação pioneira a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Educação no Setor de Alimentação Escolar vem desenvolvendo desde 2010 uma grande parceria de aquisição de alimentos hortifrutigranjeiros dos produtores da agricultura familiar na cidade. Desde junho de 2009 a lei federal nº 11.947 regulamenta que 30% de toda verba federal, proveniente dos recursos repassados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação deverá ser usada adquirindo produtos dos agricultores familiares do município. Num grande esforço para contemplar a lei, o setor responsável pela alimentação escolar, a Casa da Agricultura e os próprios agricultores passaram a se reunir mensalmente para, a princípio discutir características da região como a vocação agrícola, os períodos de safra e entressafra dos alimentos e a melhor forma de adquirir estes produtos a fim de garantir sua qualidade nutricional, fazendo com que o alimento chegasse sempre fresco e em boas condições às escolas.
Ainda em 2010, iniciou-se a aquisição dos produtos por meio de chamada pública e teve o envolvimento direto de 5 agricultores. Em 2011 o projeto foi ampliado, aumentando a variedade de produtos adquiridos, assim como novos agricultores passaram a fornecer seus produtos para a merenda escolar. Hoje o fornecimento das verduras, frutas e legumes é feito por 8 agricultores familiares e representa aproximadamente 85% de tudo que é adquirido nesta área. O fator que tem diferenciado a atual gestão esta no contato direto com o agricultor familiar, onde as intercorrências são imediatamente discutidas e resolvidas.
Já foram adquiridos este ano, do mês de março até a primeira quinzena de maio: 1.400 maços de verduras (alface, rúcula, almeirão), 2.000 quilos de legumes (abobora madura, abobrinha verde, mandioca, quiabo, inhame, berinjela, cenoura, vagem, milho verde, batata doce, kabotiã), 5.450 quilos de frutas (banana maçã, banana nanica, goiaba, laranja, limão, poncã) e 440 maços de cebolinha verde para tempero. Alimento todo este entregue às escolas e beneficiando mais de 5 mil alunos de Pereira Barreto.
“Hoje a merenda escolar é super vitaminada, cheia de coisas novas e agora tem suco que eu gosto bastante, tem bife, arroz temperado, tem macarrão com almôndega, entre outras. As crianças elogiam bastante a comida que é uma delícia. E cada dia tem uma coisa mais gostosa que a outra, e sem falar da sobremesa que é muito boa. E agora tem o balcão térmico para as crianças se servirem. E tudo isso graças a nossa maravilhosa nutricionista. Eu agradeço a ela pelo trabalho que tem realizado e por trazer alimentos tão saudáveis”, destacou o aluno G.P.L.S da 4ª série “B” da EMEB Profª Celda Mello Oliveira.
Além disso, a merenda escolar de Pereira Barreto passou por grandes modificações quanto a sua qualidade e variedade nos últimos 4 anos, resultando em uma refeição de qualidade nutricional superior para os estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Temos a destacar: a alteração na qualidade da carne bovina moída, de músculo para patinho moído (carne de 2º para carne de 1º) melhorando assim a aceitação, o preparo e o rendimento final das preparações; a alteração do tipo de carne de aves: de frango inteiro para coxa e sobrecoxa sem pele e sem osso, gerando um ganho real de aproximadamente 35%, uma vez que não se tem desperdício com a limpeza de ossos, gordura, pele e miúdos; a alteração do tipo de salsicha ofertada: de frango para peru, resultando um alimento de alta aceitação pelas crianças com menor quantidade de aditivos e corantes; inclusão da oferta de uma porção de frutas a todos os alunos da rede de ensino – municipal e estadual – anteriormente apenas às creches recebia frutas. Oferta de aproximadamente 350 gramas de frutas, legumes e verduras por semana para todos os alunos da rede de ensino público, quando a legislação vigente exige apenas 200 gramas; cardápios diferenciados nas festividades tradicionais (páscoa, festa junina, dia das crianças) com caráter de inclusão psicossocial através da oferta de pão de queijo, suco em caixinha, barra de cereais, entre outras novidades que ainda estão por vir.
“Eu Andréia Nomura, mãe do Renato Noriaki Nomura Filho do 3ª ano da escola Celda Mello, tenho muito apreço por esta escola, por apoiar a alfabetização do meu filho com muito carinho e atenção. E também meu filho, comenta todos os dias que a merenda da escola é muito gostosa, eu pergunto todos os dias: O que você comeu? E ele me responde: Arroz com frango, uma delícia! Quando tem cachorro quente ele repete até três vezes. Quando o meu filho chega em casa, eu pergunto: Quer almoçar? Ele diz: Não, só quero salada, porque eu comi na escola. Isso faz parte da vida dele, pois a merenda escolar fica marcada na infância de toda criança, basta nós pais incentivar a criança a valorizar a cada momento da vida. E com um alimento equilibrado para essa fase do desenvolvimento intelectual, físico e psicológico, tendo as vitaminas adequadas e onde a criança aprende a interagir com outras crianças durante a refeição, porque é um momento de relaxamento e de alegria para todos incluindo professores. Portanto a merenda escolar no momento está muito bem servida”, relatou a mãe de aluno da rede municipal de ensino, Andréia Nomura.
Teve também a inclusão de alimentos modificados a fim de aumentar o valor nutricional da merenda: suco fortificado com ferro, zinco e vitaminas, oferta de sobremesas fortificadas com vitaminas e minerais, biscoitos enriquecidos.
Houve a preocupação em oferecer melhor qualificação dos alimentos licitados a fim de adquirir produtos reconhecidamente de qualidade e melhor rendimento, e a valorização das merendeiras adquirindo produtos de mais fácil preparo como purê de batata instantâneo, creme de milho instantâneo e compostos lácteos enriquecidos com vitaminas nos sabores chocolate e morango. Pode-se notar a equiparação da merenda estadual a merenda municipal.
“Eu me chamo J. e vou falar da merenda escolar. Em primeiro lugar eu quero agradecer a nossa nutricionista que fiscaliza a cozinha da escola colocando alimentos de qualidade. E cada dia tem uma comida diferente, também agora temos sucos e o meu preferido é o de maracujá, adoro o cachorro-quente e hoje mesmo teve pudim de chocolate. E também tem dia que aqui na escola dá fruta. O que eu não gosto é da yakisoba. E quando tem aniversário temos bolo. E chega no prato de cada um de nós, um alimento com saúde. Parabéns aos profissionais que cuidam da nossa merenda. E em ocasiões especiais eles dão comida especial como suco, barra de cereal e pão de queijo”, ressaltou o aluno J.P.L.S da 4ª série “A” da EMEB Profª Celda Mello Oliveira.
A merenda escolar está atendendo os alunos da ETEC oferecendo a mesma merenda ofertada aos alunos do ensino médio estadual. Na escola da Fazenda Esmeralda houve a inclusão de mais 2 refeições, hoje os alunos tomam café da manhã quando chegam à escola, recebem a merenda no meio do período e antes de partir para suas casas recebem ainda um pequeno lanche composto por suco e biscoito.
Lembrando que a merenda escolar no município foi motivo de moção de aplausos pela vereadora Eli Milanezi que também é diretora de escola da rede estadual.
Aparecida Gislene Duarte de Souza, mãe de aluno da rede estadual de ensino falou sobre a excelência da merenda escolar no município e disse: “A Isabela, aluna da 6ª série da EE Agnes Liedtke é minha filha e comenta que a merenda escolar esta excelente todos os dias. Ontem teve como merenda arroz, feijão, salada, mandioca frita e carne e suco de fruta. Como sobremesas são servidas frutas como: goiaba, laranja, maçã e banana. A merenda tem vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e mental das crianças”.
Assessoria de Imprensa
Alunos têm uma alimentação saudável com a merenda escolar de qualidade.
Os próprios alunos se servem no balcão térmico.
As refeições são acompanhadas de suco.