Parque de energia solar em Pereira Barreto deve ter um investimento de R$ 600 milhões

Com atuação do Prefeito Joãozinho e do vereador Victor Fachini, grupo EDP deverá começar obras para instalação nos próximos meses em Pereira Barreto.

No fim do mês de Setembro, o Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, confirmou que o grupo EDP Energias de Portugal passará a atuar no mercado brasileiro de energia solar a partir 2022, após ter firmado um contrato privado com duração de 15 anos com a subsidiária EDP Renováveis Brasil, com sede em São Paulo. Através de estudos técnicos realizados em locais para possível instalação de um parque solar, a empresa brasileira apontou o município de Pereira Barreto como um dos principais do Brasil para instalação de seus equipamentos.

Naquele mês, representantes da EDP Renováveis Brasil, estiveram no município e foram recepcionados pelo prefeito Joãozinho e pelo vereador Victor Fachini (PSD), que teve forte atuação para a vinda da empresa para Pereira Barreto. Os representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Pereira Barreto se prontificaram de auxiliar a empresa no que fosse necessário.

O Prefeito Joãozinho destacou a importância da vinda da EDP Renováveis Brasil para Pereira Barreto: “antes de ser prefeito, sou pereira-barretense e sei da importância de um canteiro de obras como este para o nosso município, primeiro pela geração de empregos, por isso fico muito feliz com a visita e escolha de Pereira Barreto pela empresa EDP”, disse o Chefe do Executivo. O vereador Victor Fachini também falou sobre o investimento em Pereira Barreto: “por onde usinas foram implantadas, junto com essa construção, muitos outros benefícios são englobados ao município, que terá uma usina que gera energia limpa, renovável, sustentável, além de colocar Pereira Barreto no cenário nacional da energia solar” salientou o edil.

Neste primeiro momento, estão envolvidas na instalação do parque de energia solar, as empresa Solatio Energia e EDP Renováveis Brasil, porém, quando se iniciar a construção do parque, outras empresas também farão parte das obras. As usinas solares estão localizadas em uma propriedade rural, a Fazenda Boa Esperança, situada às margens da rodovia SP-563, no sentido da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos. A propriedade é particular e foi arrendada para esta finalidade.

O investimento é de aproximadamente R$ 600 milhões, de acordo com o vereador Victor Fachini que também destacou que a curto prazo, na construção da usina, serão gerados diretamente, de 100 a 250 vagas de emprego e indiretamente, aproximadamente de 300 a 500 funcionários deverão ser contratados. Ao longo prazo os empregos são menores, em virtude da automatização de uma usina desse porte, ou seja, prevê-se aproximadamente de 10 a 20 empregos diretos e indiretos. Victor Fachini ressalta que neste caso ainda não é possível realizar uma estimativa do total de postos de trabalho que serão criados, por se tratar de necessidades que possam surgir ao longo na operação da usina.

Os dados de empregos são comparativos com outras usinas que já passaram por estas fases, por isso, não se pode assegurar que haverá os números exatos de contratação, apenas uma perspectiva com base em projetos parecidos. Além da geração de empregos diretos e indiretos, outra grande vantagem da produção de energia solar é a geração impostos aos cofres públicos municipais, como ICMS, ISSQN, dentre outros. O vereador Victor Fachini ainda ressaltou que há a necessidade de se verificar se poderá incidir royalties sobre a energia. Serão gerados aproximadamente 205 megawatts (MW) de potência de energia com o novo parque solar em Pereira Barreto.

Outra questão ligada à instalação do parque de energia solar em Pereira Barreto é que não há qualquer tipo de dano ambiental uma vez que todo o processo é controlado pela CETESB que mantém um controle rígido sobre estudos para implantação do projeto. Além disso, por ser uma geração de energia considerada como energia limpa, é muito bem vista pelos órgãos ambientais.