Prefeito Arnaldo Enomoto lidera movimento para melhorar situação dos municípios do interior paulista

Atual presidente da AMENSP, Prefeito Arnaldo Enomoto juntamente com outras três associações lutam pelo subfinanciamento das ações da saúde pelo Governo Federal.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, está nesta sexta-feira (5) em São Paulo, para participar de uma audiência pública para debater a regularização do subfinanciamento das ações da saúde pelo Governo Federal.

O Prefeito Arnaldo Enomoto, como presidente da AMENSP (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo), lidera o movimento S.O.S. Municípios, que visa reunir prefeitos de vários municípios do interior do estado de São Paulo, com o objetivo de pleitear juntamente ao Governo Federal maiores repasses, já que as despesas dos municípios vêm aumentando com ações que antes eram de responsabilidade da União e do Governo Estadual, porém as receitas das municipalidades vêm sendo as mesmas e em alguns casos, até caindo.

O S.O.S. Municípios conta com a participação da AMENSP, da AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), da FRIM (Frente Regional Integrada de Municípios) e da UNIPONTAL (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema).

Após a participação nesta audiência, os prefeitos, secretários e funcionários estarão à disposição da população para explicar e alertar a todos sobre a situação de penúria das pequenas cidades. Elas assumem cada vez mais encargos e despesas que seriam responsabilidade do Estado e da União. Enquanto as receitas do Governo Federal aumentam, os repasses mensais como o do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não vem sendo distribuídos com a devida proporcionalidade aos municípios. O objetivo é mostrar que o grande prejudicado é o cidadão que paga em dia seus impostos e vê seu município incapaz de manter a sua rotina, impedido de fazer investimentos básicos na manutenção e melhoria das nossas cidades.

“O cenário hoje é totalmente desfavorável às prefeituras das pequenas cidades. Enquanto que os municípios ficam com somente 17% do que arrecadado, o Governo Federal e os governos estaduais abocanham os outros (83%), porém eles repassam cada vez menos verbas para as prefeituras e muito mais responsabilidades. Não nos recusamos em assumir mais obrigações, desde que as mesmas, venham acompanhadas de seus recursos financeiros correspondentes. Hoje há sempre despesas de mais e repasses de menos. A principal receita dos pequenos municípios vem do FPM. Com isso, o dinheiro que chega às Prefeituras, mal dá para cobrir as despesas fixas, impedindo a maioria dos Prefeitos de investir no bem estar de sua população e de atender às suas justas cobranças. Sendo assim, convocamos a toda população, para conosco, lutar pela readequação do Subfinaciamento das Ações de Saúde Pública” salientou o Prefeito Arnaldo Enomoto.

Acesse o site: http://www.sosmunicipios.com.br/