Em evento realizado nesta quinta-feira, no museu, Chefe do Executivo Municipal recebeu as peças que pertenciam a Pereira Barreto.
O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, esteve na manhã desta quinta-feira presente a um evento realizado pelo Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto, e, junto a autoridades e membros da sociedade que estiveram presentes, recebeu a guarda e responsabilidade do acervo arqueológico correspondentes a mais de 3 mil peças de cerâmica tupi-guarani, que estavam catalogadas e de posse da USP (Universidade de São Paulo) que após de aprovação de dois projetos, o museu devolveu as peças ao município.
O material foi descoberto no momento em que foram construídas as hidrelétricas da região. Naquele tempo, oito sítios arqueológicos foram encontrados e coletados com destino ao Museu de São Paulo, na época Museu Paulista, e no mesmo período, cinco deles foram datados. Na década de 90, com a fusão dos museus em São Paulo, o material ficou condicionado ao Museu Paulista, porém, os técnicos foram remanejados ao Museu da USP, ficando separados do acervo para dar continuidade aos estudos.
Com o passar dos anos, o município de Pereira Barreto solicitou a repatriação do material, dando início aos estudos técnicos e as tratativas com o museu para que as peças voltassem para sua localidade de origem. A repatriação, só ocorreu após uma adequação do Museu da Colonização em Pereira Barreto.
O Prefeito Joãozinho agradeceu a presença de todos e falou da importância do repatriamento do material que foi retirado há muito tempo atrás, dando início a história de Pereira Barreto e dando a importância do resgate das peças dos antepassados que remetem à lembranças daquela época.